Certamente, a fórmula para queimar calorias é a mais desejada por quem busca uma vida saudável. Apesar de não funcionar como mágica, a boa notícia é que a fórmula existe e é bem simples e eficaz!

No entanto, para adotá-la no seu dia a dia, é importante entender o papel das calorias na manutenção do bem-estar, e consequentemente controlar e perder peso.

Pensando nisso, no texto de hoje do Informe Saúde, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que são calorias?
  • Como funciona a queima de calorias no corpo?
  • 5 maneiras de queimar calorias
  • Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Faça uma boa leitura!

O que são calorias?

A princípio, as calorias são unidades de medida de calor, mas dentro da nutrição mensuram o valor energético contido em um alimento ou bebida.

Ao mesmo tempo, os valores energéticos servem como base para definir a quantidade ideal de calorias a serem consumidas por cada indivíduo.

Apesar de ser popularmente abordada por um aspecto negativo, as calorias são essenciais para manter os nossos órgãos funcionando normalmente e, consequentemente, o corpo ativo.

Como funciona a queima de calorias no corpo?

O corpo gasta energia a todo momento, desde “tarefas internas”, como a respiração e circulação do sangue, até os exercícios físicos mais intensos. 

Para isso, ele converte os alimentos e bebidas em energia por meio do metabolismo, processo responsável pela quebra dos alimentos através da digestão e eliminação de resíduos.

Ao passo que é comum ouvirmos alguém associar o sobrepeso ao metabolismo lento, o peso de um indivíduo é determinado pelo balanço energético dele

Ou seja, a relação do total de calorias consumidas ao longo do dia em comparação a queima de calorias daquele mesmo período.

Só para exemplificar, imagine que você coma um sanduíche de fast food e nesse dia não pratique nenhuma atividade física. 

Certamente, o seu corpo terá um superávit de energia que, quando não consumida, é armazenada como gordura pelo organismo. 

Em contrapartida, uma dieta para perder calorias preza alimentos e bebidas menos calóricos, mas que oferecem a energia necessária para as suas atividades. 

Assim, você cria um déficit de energia, exigindo que o corpo queime as reservas de gordura.

5 maneiras de queimar calorias

A atividade física e o exercício físico são as principais formas de queimar calorias.

A atividade física e o exercício físico são as principais formas de queimar calorias.

Embora existam condições que afetam o metabolismo, como idade e fatores genéticos, é possível aumentar a queima de calorias por meio dos seguintes pontos: 

1. Atividade física

Além de ser a principal forma de queimar calorias, a atividade física melhora o humor, alivia o estresse e reduz o risco de doenças crônicas.

Sob esse ponto de vista, no final de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes sobre atividade física.

Agora, a OMS recomenda que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, semanalmente, quando não houver contraindicação. 

Essa mudança vem após a pandemia de COVID-19 onde a maioria das pessoas precisou se isolar em casa, aumentando o consumo de alimentos sem o mesmo empenho para realizar as atividades físicas. 

Inclusive, a OMS destaca a diferença entre a atividade física e o exercício físico como forma de estimular uma sociedade mais ativa. 

De uma maneira geral, o exercício físico possui método e planejamento para atingir os melhores resultados, enquanto a atividade física envolve qualquer ação humana que consuma energia do corpo. 

Por exemplo, correr na esteira é um exercício, mas descer um ponto de ônibus antes do trabalho para queimar calorias também é uma atividade física.

Portanto, como objetivo geral, inclua pelo menos 30 minutos de atividade física em sua rotina diária. Quanto mais ativo você for, mais calorias você queima!

2. Alimentação equilibrada

A alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes essenciais para o pleno funcionamento do corpo, incluindo a quantidade ideal de calorias.

Ao mesmo tempo, o nutricionista é capaz de desenvolver um plano alimentar com horários de alimentação recomendados, geralmente de 3 em 3 horas.

Essa atitude potencializa o trabalho do metabolismo, uma vez que ele se adequa aos nossos hábitos para atender às nossas demandas energéticas. 

Só para exemplificar, se uma pessoa fica sem se alimentar de 12h às 18h, o organismo entende que precisa reduzir o gasto energético, diminuindo a queima de calorias e aumentando a reserva (gorduras). 

Além disso, alguns alimentos têm propriedades de acelerar o metabolismo e queimar mais calorias, como: 

  • Abacate;
  • Canela;
  • Chá verde;
  • Brócolis;
  • Gengibre.

Já tem algum alimento que faz parte da sua dieta? Converse sobre as suas preferências alimentares com um nutricionista para que ele elabore um plano nutricional personalizado às suas necessidades e objetivos.

3. Manter o corpo hidratado

Sim, beber mais água realmente ajuda o corpo a perder calorias! 

Ao passo que o nosso corpo é composto majoritariamente de água, a ingestão do líquido potencializa todas as funções corporais

Logo, quanto mais hidratado você estiver, mais eficientemente seu corpo trabalhará em tarefas importantes como o metabolismo, a digestão e até na saciedade. 

Por isso, certificar-se de estar hidratado é um bom ponto de partida para emagrecer com saúde e garantir mais qualidade de vida.  

4. Respeitar o próprio descanso

De uma maneira geral, o sono é o principal agente reparador das energias gastas durante o dia e, principalmente, das atividades cerebrais.

Por isso, uma noite de sono mal dormida afeta os fatores necessários para queimar  calorias.

Só para exemplificar, a privação do sono pode resultar no consumo de alimentos mais calóricos no dia seguinte e diminuir a motivação para realizar atividades físicas. 

Para fugir desse cenário, adote hábitos simples na rotina e no ambiente para passar por todas as fases do sono e colher os seus benefícios. 

5. Suplementos para gerenciamento de peso

Ao contrário do que muitos pregam, os suplementos não têm um papel de protagonismo na queima de calorias, mas sim como um coadjuvante. 

De uma maneira geral, os suplementos nutricionais são utilizados como termogênicos para melhora do metabolismo e consequente redução da gordura corporal.

Esse processo de aumento da produção de calor pelo organismo que auxilia na queima de calorias é definido como termogênese.

Assim, com o objetivo de acelerar a queima de calorias, nutracêuticos com atividade lipolítica e termogênica têm sido utilizadas no manejo da obesidade e sobrepeso.

No entanto, a taxa de metabolismo basal (de repouso) e a termogênese induzida pela dieta contribuem, coletivamente, com 75% do gasto energético, sendo principalmente baseadas no metabolismo de carboidratos. 

O consumo calórico da atividade física planejada pode ser aumentado em até 16 vezes, uma vez que a termogênese lipídica pode ser otimizada. 

Além disso, a atividade física promove um condicionamento adaptativo para a utilização mais eficiente da energia, assim como para a redução do peso.

Ou seja, os suplementos termogênicos ajudam o corpo a queimar calorias, ao mesmo tempo que fornece essa energia para outras atividades

Se você acredita que essa opção pode te ajudar a perder calorias, converse com o seu médico ou busque a orientação de um nutricionista. 

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Sempre sob a orientação de um profissional de saúde, a nossa farmácia de manipulação pode auxiliar você na indicação do melhor suplemento, levando em conta as suas necessidades individuais.

Além disso, aqui na Formularium, temos os projetos “Saúde em Dia” e “Dia da Beleza”. Durante esses eventos, temos dicas, cuidados e orientações de vários profissionais para nos ajudar.

Conte com o apoio e orientação da Formularium! Clique abaixo e consulte a nossa equipe via WhatsApp.

Conte com a Farmácia de Manipulação Formularium

Referência Bibliográfica

  • Song NJ1, Chang SH1, Li DY2, Villanueva CJ3, Park KW1. Induction of thermogenic adipocytes: molecular targets and thermogenic small molecules. Exp Mol Med. 2017 Jul 7;49(7):e353. doi: 10.1038/emm.2017.70.
  • Contreras C1, Nogueiras R2, Diéguez C2, Rahmouni K3, López M4. Traveling from the hypothalamus to the adipose tissue: The thermogenic pathway. Redox Biol. 2017 Aug;12:854-863. doi: 10.1016/j.redox.2017.04.019. Epub 2017 Apr 15.
  • Belza A, Toubro S, Astrup A. The effect of caffeine, green tea and tyrosine on thermogenesis and energy intake. Eur J Clin Nutr. 2009 Jan;63(1):57-64. Epub 2007 Sep 19.
  • Diepvens K, Westerterp KR, Westerterp-Plantenga MS. Obesity and thermogenesis related to the consumption of caffeine, ephedrine, capsaicin, and green tea. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2007 Jan;292(1):R77-85. Epub 2006 Jul 13.
  • Preuss HG, DiFerdinando D, Bagchi M, Bagchi D. Citrus aurantium as a thermogenic, weight-reduction replacement for ephedra: an overview. J Med. 2002;33(1-4):247-64.
  • Hursel R1, Westerterp-Plantenga MS.Thermogenic ingredients and body weight regulation. Int J Obes (Lond). 2010 Apr;34(4):659-69. doi: 10.1038/ijo.2009.299. Epub 2010 Feb 9.
  • Loftus HL1, Astell KJ2, Mathai ML3, Su XQ4. Coleus forskohlii Extract Supplementation in Conjunction with a Hypocaloric Diet Reduces the Risk Factors of Metabolic Syndrome in Overweight and Obese Subjects: A Randomized Controlled Trial. Nutrients. 2015 Nov 17;7(11):9508-22. doi: 10.3390/nu7115483.