Talvez você até não entenda o porquê, mas com certeza sabe que uma boa noite de sono faz toda a diferença. Seja na qualidade do seu dia na manhã seguinte ou no funcionamento do seu organismo.

Isso acontece porque o sono acontece em ciclos, sendo que cada fase possui um papel importante para a saúde. Ou seja, para garantir uma boa noite de sono, você deve passar por todas as suas fases.

Neste artigo, vamos explicar sobre as fases do sono. Você vai aprender:

  • Quais são as fases do sono?
  • Qual é o papel de cada uma delas?
  • Como o sono impacta a saúde?
  • Hábitos que podem ajudar a obter uma boa noite de sono.

Quais são as fases do sono?

O sono é dividido em dois tipos:

  •  Sono REM (do inglês: Rapid Eye Movement: “Movimento Rápido dos Olhos”)

Esse tipo de sono é famoso por ser aquele em que experimentamos os sonhos mais vívidos. Como o próprio nome dá a entender, durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente, devido à ação do tálamo e, a atividade cerebral é similar ao estado de acordado.

Em uma noite, uma pessoa pode ter entre 4 ou 5 períodos de sono REM; sendo os mais curtos no começo e os mais longos no final.

O tempo total deste tipo de sono varia entre 90 a 120 minutos por noite para adultos. Mas diminui acentuadamente conforme envelhecemos. Um bebê recém-nascido dorme mais de 80% do tempo total de sono em sono REM; enquanto uma pessoa de 70 anos dorme menos de 10% em sono REM. 

  • Sono NREM (Non Rapid Eye Movement ou “Movimento Não Rápido dos Olhos”)

O sono NREM, ou não-REM, ocupa 75% do tempo de sono e é composto por 3 fases do sono. Estes períodos distintos recebem o nome de N1, N2 e N3.

Compreender essas fases, nos ajuda a entender que o sono não é um processo contínuo. Ele é um ciclo em que as fases se intercalam, cada uma com uma determinada função.

Agora que você já sabe um pouco sobre os tipos de sono, vamos entender como eles e suas fases se manifestam?

Na maioria dos casos o ciclo do sono se manifesta da seguinte forma:

  • Fase 1 – sono leve 

O sono N1 é conhecido por ser um sono mais leve. Ele representa a transição e, justamente por isso, ele não dura mais que 10 minutos.

Esta fase se inicia no momento em que fechamos os olhos e começamos a relaxar o corpo. É importante ressaltar que por ser um sono leve, quando nessa fase, é mais fácil despertar por causa de ruídos e luzes.

Durante a fase N1 é comum:

  •  Não perceber que está dormindo;
  • Respirar mais devagar;
  • Ter a sensação de que está caindo.
  • Fase 2 – sono leve

Apesar de o N2 ser uma fase em que a pessoa já está dormindo, ainda é considerada de sono leve. Nela é um pouco mais difícil acordar com estímulos por tácteis, fala ou movimentos corporais.

Ela pode durar entre 5 e 15 minutos, e, em muitas pessoas, é a fase na qual o corpo passa mais tempo ao longo de todos os ciclos de sono.

  • Fase 3 – sono profundo

O N3 é a fase do sono profundo. Esse estágio pode durar de 15 a 20 minutos, inicialmente, seguidos por 40 minutos de sono profundo. Pessoas que estão na fase N3 estão profundamente adormecidas, e por isso menos suscetíveis a acordar por causa de estímulos externos.

A fase N3 é muito importante porque é nela que o nosso organismo passa por um processo de “reparação” de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia.

  • Fase 4 – Sono REM

Durante esse período, a atividade cerebral é semelhante ao estado de vigília. Apesar de não ser a única fase do sono em que sonhamos, é durante o sono REM que a maior parte deles acontecem. 

Na fase do sono REM, o corpo entra em modo de descanso profundo. É nela também que ocorre a liberação de hormônios e o descanso da mente. 

Isso faz com que ela seja uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação da memória

Como o sono impacta a saúde?

Como você pôde perceber nos tópicos anteriores, o sono é muito importante para as nossas funções fisiológicas. Por isso, a falta do sono impacta diretamente na nossa saúde e qualidade de vida.

O cérebro, em especial, requer sono para restauração, enquanto no resto do corpo esses processos podem ocorrer durante o despertar quieto.

Por exemplo, episódios frequentes de noites mal dormidas podem causar, além do cansaço, irritabilidade e lapsos de memória. Os problemas crônicos consequentes de noites mal dormidas podem ser observados através da sonolência diurna exagerada, alterações de humor, da memória e das capacidades mentais (aprendizado, raciocínio e pensamento).

Por isso, se você observar que têm tido muitas noites de sono agitado, acorda no meio da noite e não consegue dormir, ou tem muita dificuldade para pegar no sono, procure ajuda médica para identificar e tratar as causas por trás da insônia.

Hábitos que podem ajudar a obter uma boa noite de sono

A higiene do sono é fundamental para um bom descanso. Ela consiste em uma série de hábitos que ajudam o nosso cérebro a entender que está na hora de desacelerar e se preparar para dormir. São eles:

  1. Crie rituais de relaxamento

Defina um horário para começar a se preparar para ir para a cama e faça desse momento um processo relaxante. Tome um banho morno, leia um livro relaxante, ouça uma música suave. Tudo isso ajuda seu cérebro a entender que é hora de desacelerar.

  1. Nada de telas no quarto!

Tablet, celular, computadores e TV’s não devem ser ligados perto da hora de dormir. É importante que você consiga afastá-los de você algumas horas antes de se deitar.

  1. Evite o consumo de bebidas com cafeína

Bebidas com cafeína, tal como café, chás ou refrigerantes à base de cola são estimulantes e por isso podem mantê-lo acordado, evite consumir este tipo de produto por pelo menos 4 horas antes de se deitar.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Nós, da Pharmácia de Manipulação Formularium, reforçamos a importância do acompanhamento médico! Apenas um profissional de saúde será capaz de oferecer o diagnóstico correto por trás da sua insônia.

No entanto, em paralelo ao tratamento proposto por seu médico, alguns óleos essenciais possuem propriedades calmantes e que podem ajudar a restabelecer o equilíbrio no seu organismo. 

Pinetonina®️ possui a combinação perfeita para trazer mais momentos de leveza para a sua rotina. Um fitocomplexo de óleos essenciais de lavanda e erva-doce, ele promove relaxamento, bem-estar e alivia os sintomas do estresse e da ansiedade.