Saiba como combater esse mal que pode ser extremamente prejudicial para o seu organismo.

Chamamos de rebote ou efeito sanfona quando a pessoa engorda e emagrece em ciclos. Geralmente esse quadro aparece associado a dietas muito restritivas e com foco na perda de peso acelerado.

ciclo do efeito sanfona

O problema das dietas que são extremamente limitantes é que elas dificilmente são mantidas por um longo período de tempo – seja pela dificuldade ou pela deficiência de nutrientes que algumas podem provocar.

Então, o que acontece é que, a pessoa que fez a dieta pode até perder muito peso. Mas, quando voltar aos seus hábitos alimentares anteriores, provavelmente irá recuperar o peso perdido (com a chance de ganhar alguns quilos extra).

Os perigos do efeito sanfona para o organismo

O que muitas pessoas não sabem é que essa alteração constante entre perda e ganho de peso em pouco tempo é extremamente prejudicial a saúde. 

Um estudo realizado pelo Journal of Clinical Endocrinology e Metabolism apontou que o efeito sanfona contribui para o aumento da atividade inflamatória do corpo. Além disso, ela também aumenta o risco do aparecimento de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Também não podemos deixar de mencionar que o efeito sanfona também altera o metabolismo e a perda de massa muscular. Uma vez que quando a pessoa se submete a dieta ela perde gordura e massa magra. Mas, quando volta a alimentação desregrada ganha apenas gordura. 

No estudo realizado com 3.678 participantes, quanto mais alta era a variação média de peso, mais elevados eram os níveis de pressão arterial, a perda de massa muscular, queda na imunidade e aumento do colesterol.

Como evitar o efeito sanfona

Primeiro é preciso criar consciência de que não existe dieta milagrosa. A chave do sucesso para o emagrecimento é a adoção de hábitos saudáveis. Pratique mais atividades físicas, adote uma reeducação alimentar acompanhada de uma nutricionista.

Esse processo resulta em uma perda gradual de peso, que permite que o seu corpo vá se adaptando aos poucos a sua nova condição.

Porém, também é essencial lembrar que você deve se manter vigilante! É comum que, depois de atingir o peso ideal, as pessoas percam o controle e voltem à rotina de excessos.  

Converse com a sua nutricionista sobre ativos que podem ajudar no processo de emagrecimento

É fato que cada organismo reage às dietas de um jeito. E, em alguns casos, os pacientes podem optar pelo uso de ativos farmacêuticos que podem ajudar na perda de peso.

Mas atenção, o uso desses produtos deve ser feito apenas com o acompanhamento de um profissional da saúde capacitado. Ele será capaz de introduzir o uso desses ativos, equilibrando-os com a sua dieta e práticas de exercícios físicos.

Vamos listar aqui, alguns ativos farmacêuticos que já são utilizados por nutricionistas:

Morosil®

O Morosil® age diretamente nas células de gordura e ajuda na regulação das disfunções dos adipócitos, com redução do tamanho das células adiposas e aumento da sensibilidade à insulina. A ação antioxidante auxilia o metabolismo e contribui para a perda de peso.

Raffermine®

O Raffermine® é um agente firmador dérmico de origem vegetal, obtido do extrato hidrolisado de membranas Glycine soya, com alto teor de glicoproteínas e polissacarídeos que reestruturam a derme e conferem um efeito firmador imediato e prolongado.

 O Raffermine® também otimiza a elasticidade cutânea pela ação inibitória sobre elastases, e reestrutura a derme, organizando as fibras colágenas.

Dimpless® + Liporeductyl® + Nocturshape®

  • Dimpless® é o único ativo de uso oral com ação comprovada no combate a celulite. Derivado do melão de Cantaloupe, o Dimpless ajuda a melhorar a aparência geral da pele devido ao seu elevado poder antioxidante.
  • Liporeductyl® é um ativo é composto por substâncias e extratos anticelulíticos como que inibem a formação do tecido adiposo. Ele elimina os subprodutos da peroxidação lipídica, ativa a microcirculação e estimula a lipólise.
  • Nocturshape® é um exopolissacarídeo obtido por biotecnologia de um plâncton que promove redução dos níveis de noturnina controlando a adipogênese e diminuindo o depósito de gordura, agindo diretamente na redução da celulite.

Sinetrol®

Além de auxiliar na perda de peso o Sinetrol também aprimora o desempenho físico. O Sinetrol principalmente na quebra de gordura, levando o indivíduo a perder peso. Apesar de ser um produto de origem vegetal, ele deve ser utilizado com moderação e orientação médica ou de um farmacêutico.

InSea2®

Este ativo é o primeiro bloqueador de carboidratos capaz de agir nas duas principais etapas de absorção de carboidratos presentes no organismo. 

Ele age reduzindo a digestão e assimilação de amido e açúcar, a resposta glicêmica normal que ocorre após uma refeição, bem como o pico de insulina associada à ela, ajudando a manter a sensibilidade à insulina saudável.

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

Além de fornecer os ativos citados anteriormente, a Formularium conta com uma equipe farmacêutica capacitada e pronta para atender você e tirar todas as suas dúvidas sobre a manipulação e ingestão de ativos. E novamente consideramos, consulte sempre seu médico!