Poucas pessoas estão cientes da importância da hidratação cutânea na prevenção de doenças.

Também conhecida como a camada mais externa da pele, o estrato córneo é uma estrutura complexa de células anucleadas, proteínas e lipídios que proporcionam proteção contra a invasão de micro-organismos e alérgenos e previnem a excessiva perda transepidermal de água.

A função da barreira cutânea pode ser negativamente afetada pelas condições climáticas. Comprovadamente, a dermatite atópica aparece ser dependente da latitude; Por exemplo, há estimativas mais elevadas em países distantes do Equador. Uma explicação genética seria mutações no gene da filagrina.

 Barreira Cutânea e Dermatite Atópica

  1. A baixa umidade e temperatura levam a uma diminuição da função barreira cutânea e aumento da susceptibilidade ao estresse mecânico.
  2. Uma pele mais reativa aos irritantes e alérgenos, já que as citocinas pró-inflamatórias e o cortisol são liberados pelos queratinócitos e número de mastócitos aumenta.
  3. Dados também demonstram que o frio e tempo seco aumentam a prevalência e o risco de eritemas em pacientes com dermatite atópica.

Importância da Niacinamida na Hidratação Cutânea

A niacinamida é a forma amida do ácido nicotínico ou niacina (vitamina B3), utilizada há mais de 40 anos na dermatologia para o tratamento de condições inflamatórias e dermatoses autoimunes (Surjana e Damian, 2011).

Propriedades

Hidratantes contendo niacinamida são conhecidos por serem efetivos em aliviar o desconforto da pele seca e melhorar a função barreira do estrato córneo.

Sua aplicação demonstrou promover o aumento da diferenciação de queratinócitos e elevar a síntese de ceramidas, ácidos graxos e colesterol em cultura de células de queratinócitos humanos (Mohammed et al., 2012).

Uso Oral da Niacinamida Aumenta a Hidratação Cutânea de Dentro para Fora

Existem evidências de que a niacinamida aplicada topicamente pode reduzir a TEWL, possivelmente por modular as aquaporinas e esfingolipídeos. Estudo avaliou 292 voluntários com idades entre 30 e 91 anos que foram randomizados para receber o tratamento com niacinamida oral ou placebo, 2 vezes ao dia por 12 meses.

Medições da TEWL foram realizadas na linha base e a cada 3 meses por 12 meses na testa, antebraço e perna.

Resultados:

 

Redução Relativa da TEWL – Tratamento com Niacinamida

 

Local de Medição3 meses6 meses9 meses12 meses
Testa 5%5%6%6%
Membros2%4%1%8%

 

Conclusão:

 

A niacinamida oral foi bem tolerada e reduziu a TEWL de forma significativa na testa e membros e apresenta potencial para ser um novo agente oral na melhora da função barreira cutânea.

 

Opções de Tratamentos para Melhora da Hidratação Cutânea

Estudo avaliou os efeitos imunomodulatórios da suplementação com probióticos em 38 pacientes com idades entre 18 e 46 anos com dermatite atópica (DA) moderada a severa que foram divididos em 2 grupos para receber Lactobacillus salivarius ou placebo. A suplementação promoveu redução do SCORAD e da produção de citocinas por Th2, mantendo a produção de citocinas por Th1 estável. Esses resultados comprovam os efeitos imunomoduladores de probióticos específicos, reforçando seus benefícios na modificação clínica de doenças como a dermatite atópica (Drago et al., 2012).

Tratamento da Pele Ressecada com Aveia Coloidal

Este estudo avaliou a eficácia e segurança de um creme isento de prescrição com 1% de aveia coloidal versus um creme de prescrição em crianças com DA leve a moderada.

  • Na semana 3, os escores EASE mostraram que o creme de aveia não foi inferior ao de prescrição;
  • Os escores de Avaliação Global da Dermatite Atópica pelo Investigador (IGADA) e de Escala Visual Análoga (VAS) melhoraram nos dois grupos.

Após 90 dias, a aplicação tópica de aveia coloidal 3% proporcionou uma visível melhora para peles secas e irritadas;

  • 98% dos voluntários que apresentavam pele seca sentiram que o produto deixou constantemente a pele hidratada e nutrida;
  • 91% sentiram a sensação de pele sedosa;
  • 89% concordaram que o produto acalmou a pele.