Você sabe o que é psoríase? Trata-se de uma doença autoimune crônica que causa o rápido acúmulo de células da pele.

Assim, o acúmulo de células causa descamação na superfície da pele com inflamação e vermelhidão ao redor das escamas, que podem surgir em qualquer local do corpo.

Embora seja relativamente comum, a causa da doença ainda é desconhecida. No entanto, existem diversos fatores além da genética que predispõem o aparecimento das lesões.

Fatores que afetam diretamente a imunidade, como o estresse emocional, uso de determinadas medicações, exposição ao frio, traumas sobre a pele, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas podem piorar o quadro.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia estima-se que 125 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença, onde 5 milhões se encontram apenas no Brasil.

Por isso, a importância de falarmos sobre o tema. Nesse texto, vamos abordar a psoríase por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é psoríase?
  • Tipos e principais sintomas da psoríase
  • Tratamento
  • Dicas para lidar melhor com a psoríase
  • Como a Farmácia de Manipulação pode te ajudar?

O que é psoríase? 

A psoríase é uma doença de pele inflamatória não contagiosa de caráter crônico. Ela é o resultado de um processo de produção de pele acelerado.

De maneira geral, as células da nossa pele crescem profundamente e vão subindo lentamente à superfície. Eventualmente, elas caem ao tomarmos banho ou esfoliarmos a pele, por exemplo.

O ciclo de vida das células da pele duram, em média, um mês.

Por outro lado, em pessoas com psoríase, esse processo de produção pode ocorrer em apenas alguns dias. Por isso, as células da pele não têm tempo para cair, levando ao acúmulo de células e o surgimento das escamas.

De maneira geral, elas são caracterizadas por lesões cutâneas avermelhadas, frequentemente em placas bem delimitadas e descamativas. Podendo afetar qualquer área do corpo, como: 

  • mãos;
  • pés;
  • couro cabeludo;
  • rosto;
  • cotovelos;
  • joelhos. 

Sendo os dois últimos, os locais mais comumente afetados pela psoríase. Tipos menos comuns de psoríase afetam as unhas, a boca e a área ao redor dos órgãos genitais.

Tipos e principais sintomas da psoríase 

A psoríase se manifesta principalmente através de três sinais: lesões avermelhadas em qualquer área do corpo e em forma de relevo, ou seja,  mais espessas e que também se descamam

Porém, dependendo do local acometido, do tipo das lesões e dos sintomas, ela pode ser classificada de diferentes formas:

Psoríase vulgar

A forma mais comum da manifestação da doença, chamada também de psoríase em placas

Apresenta lesões avermelhadas, delimitadas, com escamas secas, esbranquiçadas ou acinzentadas e de tamanhos variados. Normalmente aparecem nos braços, joelhos e couro cabeludo.

Psoríase Pustulosa

Acontece quando surgem lesões em forma de bolha com pus na pele. Podendo aparecer em apenas um local do corpo (forma localizada), ou espalhadas pelo corpo todo (forma generalizada).

Psoríase gutata

Também conhecida como psoríase em gotas, são pequenas lesões localizadas, em formato de gotas e associadas a processos infecciosos. 

Além disso, é mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos. Essa forma da doença tende a surgir no tronco, braços, axilas e coxas.

Psoríase invertida

Esse tipo de psoríase surge em áreas de dobras e locais úmidos como nas axilas, virilhas, umbigo, joelhos e cotovelos. 

Psoríase ungueal

Conhecida também como psoríase das unhas, pode levar ao descolamento, ondulações e ao enfraquecimento das mesmas. Em sua maioria, as unhas das mãos são as mais acometidas. 

Psoríase eritrodérmica

Menos comum, caracteriza-se por lesões generalizadas com acometimento de 75% ou mais do corpo.

Psoríase artropática

Cerca de 30% dos pacientes podem apresentar acometimento articular. Surgem inicialmente como dores nas articulações em geral. 

Psoríase palmo-plantar

As lesões aparecem nas palmas das mãos e nas solas dos pés. 

Tratamento

Embora a psoríase não tenha cura, com os tratamentos existentes é possível controlar os sintomas e conviver em harmonia com a doença.  Atualmente, existem tratamentos tópicos feitos com pomadas e cremes, fototerapia – com banhos de luz ultravioleta A e B, medicações orais e em alguns casos, injetáveis.

Ao mesmo tempo, em casos mais brandos, a psoríase pode ser controlada com o uso de pomadas ou cremes no local acometido, hidratação da pele e exposição moderada ao sol. 

Em sua grande maioria, o tratamento consiste em suprimir as lesões existentes e na manutenção da pele sadia, ou seja, sem lesões.  

Mesmo que a psoríase esteja controlada, o ideal é visitar o dermatologista regularmente para manter a qualidade de vida e diminuir os riscos de recidivas. 

Além disso, as pessoas que apresentam psoríase possuem chances maiores de manifestação de outras doenças, como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Doenças cardíacas;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Nesse sentido, a visita a um profissional de saúde vai te possibilitar diagnosticar outros quadros e que podem ser evitados com a prevenção.

Só para exemplificar, o pré-diabetes é um importante alerta do seu corpo por ser a única etapa do diabetes que ainda pode ser revertida, prevenindo a evolução da doença para a Diabetes Tipo 2.

Dicas para lidar melhor com a psoríase 

De maneira geral, um estilo de vida saudável possibilita mais bem-estar para quem tem psoríase:

  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Exponha-se moderadamente ao sol para melhorar as lesões;
  • Hidrate bastante a pele! A pele intacta diminui as chances do desenvolvimento das lesões;
  • Como um dos fatores cruciais para o desenvolvimento da psoríase está relacionado com o estresse emocional, procure não se desgastar emocionalmente.

Ao mesmo tempo, não deixe que as lesões te afastem das pessoas queridas e que interfira em sua vida profissional e afetiva. Lembre-se, o estado emocional está diretamente ligado às chances de aumentar as lesões.

Como a Farmácia de Manipulação pode te ajudar?

Sempre sob a orientação de um profissional de saúde, a farmácia de manipulação pode auxiliar você no preparo de uma fórmula personalizada, levando em conta as necessidades individuais do seu organismo.

Quer saber o que mais a farmácia de manipulação pode fazer por você? Clique abaixo e consulte a nossa equipe via WhatsApp.

Farmácia de Manipulação Formularium