Desde o início da pandemia, o estresse no dia a dia e a ansiedade se fizeram ainda mais presentes na rotina de pessoas ao redor do globo.

De acordo com o Google, em comparação ao semestre anterior, a pesquisa pela questão “como é ter crise de ansiedade” teve uma alta superior a 5000% entre janeiro e julho. 

O medo, as incertezas, as crises econômica e política contribuem para o agravamento e surgimento de quadros que afetam a saúde mental.

O que acontece quando temos uma crise de ansiedade? 

Em sua maioria, as crises de ansiedade são caracterizadas por um período em que há o aumento de intensidade e frequência de sentimentos como apreensão e preocupação, acompanhada de sinais corporais variados.

Aliás, alguns indícios podem sinalizar essas crises:

  •         Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
  •         Suor;
  •         Tremores;
  •         Formigamentos;
  •         Dor ou desconforto no peito;
  •         Náusea;
  •         Medo de perder o controle ou enlouquecer.

Como gerenciar o estresse no dia a dia?

Preparamos uma lista com 5 dicas simples que podem te ajudar a gerenciar o estresse no dia a dia e levar uma vida mais feliz. Acompanhe!

1. Converse com alguém

De fato, compartilhar com alguém sobre como você está se sentindo pode ser bastante confortante. 

Ainda mais que durante a conversa você acaba se distraindo de pensamentos estressantes , além de receber o apoio do seu ouvinte.

Não só papear com amigos ou pessoas mais próximas, mas também procurar o auxílio de um profissional na área, como um psicólogo ou terapeuta, pode ser uma boa alternativa para te ajudar a lidar da melhor forma com o estresse no dia a dia. 

Afinal, desabafar nos proporciona um alívio em muitos casos!

2. Cuide do seu sono

Em primeiro lugar, ter uma noite de sono ruim realmente pode causar estresse no dia a dia. 

Por isso, procurar manter uma rotina com uma boa qualidade do seu sono é muito importante.

Nesse sentido, procure buscar o relaxamento tanto do corpo quanto da mente antes de dormir. Evite fontes de cafeína e álcool caso perceba que esse consumo possa agitar o seu sono, tome um banho morno, leia um livro e certifique-se de que o seu o quarto é um ambiente tranquilo para a sua noite.

3. Pratique atividades físicas

Sem dúvida, praticar atividades físicas é ótimo para manter a saúde e uma boa qualidade de vida.

Exercícios físicos feitos diariamente são fortes aliados para o estímulo do bem-estar mental.

Além disso, essas atividades ajudam no processo de produção e liberação de endorfina, que promove diversos benefícios ao corpo, como disposição, sentimento de felicidade e alívio de dores, liberando também outros hormônios inibidores do estresse no dia a dia.

4. Experimente técnicas de relaxamento

Com toda a certeza, outras alternativas válidas na tentativa de diminuir o estresse no dia a dia são as técnicas de relaxamento.

Dessa forma, é possível desestressar a partir de técnicas de respiração e concentração, por exemplo. 

Adotar essas práticas em sua rotina é uma dica bacana, que pode te ajudar a controlar os sintomas da ansiedade e estresse. 

5. Gerencie o seu tempo

Certamente, não é nada legal se sentir sobrecarregado com muitas demandas. Esse é outro ponto que também pode causar o estresse.

Com o intuito de evitar todo esse acúmulo de tarefas, você pode fazer uma lista de todas as coisas que precisam ser feitas naquele dia e gerenciar o seu tempo para cumprir todas elas.

Vale lembrar de incluir nesse planejamento um tempo para o seu próprio relaxamento e bem-estar.

A fim de explorar ainda mais esse assunto tão importante que é o estresse no dia a dia, convidamos a psicóloga Juliana Pessoa Ramos para um bate-papo com os nossos seguidores.

Bate-papo com a Psicóloga Juliana Pessoa Ramos

Além de trazer o tema estresse no dia a dia, a Psicóloga Juliana Ramos também abordou outros sufocos da quarentena, como insônia e ansiedade.

Confira um pouco do que rolou:

Qualidade do sono

Formularium: A gente sabe que a qualidade do sono está relacionada a ansiedade. Como isso acontece?

Psicóloga Juliana Ramos: A insônia é um dos sintomas da ansiedade. Então é muito comum a pessoa que tem ansiedade também falar que sofre de insônia. 

Nesse momento de pandemia, em que a gente tem um número muito mais alto de pessoas com ansiedade e insônia, a orientação é: que se crie uma rotina de horários. Por exemplo, quem está trabalhando em casa, está em um outro horário.

Ou seja, é necessário montar uma rotina de acordo com as atividades desempenhadas atualmente. 

Defina um horário para começar a se preparar para cama e faça desse momento um processo relaxante. Tome um banho morno, leia um livro relaxante, ouça uma música suave. Tudo isso ajuda seu cérebro a entender que é hora de desacelerar.

Formularium: O que é a higiene do sono?

Psicóloga Juliana: Realizar a higiene do sono é criar um ritual antes de dormir. Desligar o celular, apagar a luz, diminuir os estímulos. Isso vai fazer com que o cérebro vá desacelerando, e aí você vai pegando no sono, tendo uma noite de sono melhor.

Formularium: Óleos essenciais são indicados para ajudar a relaxar?

Psicóloga Juliana: Eu sou super a favor, acho maravilhoso! Isso ajuda muito e é um recurso que eu considero muito válido.

Ansiedade x medo

Formularium: Existem níveis de ansiedade? Como é possível identificá-los?

Psicóloga Juliana: Sim. Existem níveis de ansiedade, mas a gente só consegue identificá-los através da análise clínica. Quando a pessoa faz uma consulta em um psiquiatra ou quando ela tem o acompanhamento de um terapeuta é que conseguimos saber qual o nível da ansiedade.

Essa classificação se dá a partir dos sintomas que o paciente manifesta. Isso porque, apesar de não haver uma regra e cada caso ser um caso, os sintomas são bem comuns.

Os principais sintomas da ansiedade são:

  • Taquicardia;
  • Falta de ar;
  • Aumento ou diminuição da fome;
  • Tontura;
  • Pensamento acelerado;
  • Insônia ou sonolência extrema. 

Formularium: Como fazer para diferenciar o medo da ansiedade?

Psicóloga Juliana: Em alguns casos, podemos associar o medo como uma parte da ansiedade. Isso acontece quando você apresenta o medo do incerto. Por isso que, por exemplo, neste momento de pandemia, os casos de pessoas ansiosas aumentaram tanto.

Por quê? Porque a gente não sabe como as coisas vão se desenrolar, quando que vai melhorar, quando que vai terminar, quando que vamos poder sair de casa. 

Ele começa como o medo do incerto: “eu não consigo controlar o que vai acontecer e isso gera ansiedade para mim”. E quando gera a ansiedade o corpo começa a sofrer com os sintomas físicos.

Dicas para controlar a ansiedade

A Psicóloga Juliana Ramos costuma dizer que existe um combo de ações que podem ser feitas para evitar crises de ansiedade: atividade física, técnicas de respiração e meditação.

“Eu recomendo bastante a meditação, principalmente pela facilidade proporcionada pela tecnologia. 

Hoje em dia você consegue encontrar diversos tutoriais de meditação no YouTube. É claro que, durante a terapia, são ensinadas técnicas que se encaixam melhor na rotina e estilo de vida do paciente”, ela acrescenta.

Quer tirar mais dúvidas sobre como lidar com o estresse no dia a dia nesta quarentena?

No Instagram da Formularium você encontra, na íntegra, a live que fizemos em parceria com a Psicóloga Juliana Pessoa Ramos.

Ela faz parte do conteúdo especial que produzimos no mês do nosso 34º aniversário e tem como objetivo ajudar você a encarar os sufocos da quarentena com mais leveza.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Formularium (@pharmaciaformularium) em

Como a Farmácia de Manipulação pode te ajudar?

Nós, da Pharmácia de Manipulação Formularium, reforçamos que nada dispensa o acompanhamento de um terapeuta ou psiquiatra. Então, se você reconheceu os sintomas que abordamos anteriormente, busque ajuda de um profissional de saúde.

Em paralelo a este tratamento, alguns óleos essenciais possuem propriedades calmantes e que podem ajudar a restabelecer o equilíbrio no seu organismo.

Pinetonina®️ possui a combinação perfeita para trazer mais momentos de leveza para a sua rotina. Um fitocomplexo de óleos essenciais de lavanda e erva-doce, ele promove relaxamento, bem-estar e alivia os sintomas do estresse e da ansiedade.

mulher relaxada com a ajuda de óleos essenciais

Nos dias em que a tensão pesar mais, conte com a ajuda do Inblends Relief. Composto com os óleos essenciais de lavanda, melaleuca, cipreste e alecrim, Inblends Relief alivia desconfortos físicos e promove o relaxamento do corpo.

Além de aliviar a tensão, dores musculares, dores reumáticas e articulares; possui ação antimicrobiana, antifúngica e antisséptica; ação antioxidante, ação analgésica e anti-inflamatória, ativa a circulação e promove sensação refrescante.

Inblends Relief