Com a aproximação do verão é comum que muitas pessoas busquem soluções milagrosas e rápidas para a perda de peso. Uma das dietas da moda é a chamada “dieta detox”. Mas você sabe para que serve uma desintoxicação do organismo e quais os benefícios e efeitos ela pode causar no seu corpo?

É importante contextualizar que uma desintoxicação do organismo não necessariamente significa a perda de peso imediata ou que ela pode ser realizada somente através de uma dieta. A limpeza ou desintoxicação tem a função de promover a eliminação de toxinas que se acumulam no seu organismo, resultado de diversos fatores aos quais estamos expostos. Produtos químicos, agrotóxicos, metais pesados, parasitas, entre outros, são algumas das toxinas que uma boa desintoxicação busca diminuir.

Como resultado esperado, temos uma limpeza do aparelho digestivo, dos rins, do fígado, da vesícula e também de todo o corpo de forma geral. Tais toxinas se acumulam em nosso organismo e criam uma série de problemas, como por exemplo o envelhecimento precoce, o inchaço, problemas de pele e até mesmo podem atrapalhar no seu processo de emagrecimento. Muitos especialistas aconselham realizar um procedimento detox de 3 em 3 meses.

Como veremos a seguir, existem diversas maneiras de contribuir para a desintoxicação do organismo. Desde dietas até a adoção de hábitos mais saudáveis, sempre orientados por um profissional e, quando associado a mais de um procedimento, pode produzir resultados ainda mais satisfatórios. Vamos conhecer alguns deles:

Dieta detox

A maneira mais famosa de desintoxicação do corpo é cercada por alguns mitos. Um dos mais famosos é o suco detox: será que apenas um copo por dia pode garantir uma faxina completa do organismo?

Mais do que apenas uma refeição cercada de alimentos que ajudam no detox do corpo, para que a estratégia tenha efeito é necessária a orientação de um nutricionista e, claro, que toda a alimentação esteja de acordo com esse objetivo. Alguns segredos para uma boa dieta detox:

. Evite alimentos industrializados e bebidas açucaradas em geral

A Faculdade de Medicina e Saúde Pública de Harvard realizou um estudo no qual descobriu que pessoas que consomem bebidas como refrigerantes e outros industrializados possuíam 26% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que as tomam raramente.

Também é importante cortar alimentos embutidos e carne vermelha. Se escolher adoçar algo, prefira os adoçantes naturais. E se tiver a oportunidade de encontrar alimentos orgânicos na sua feira, dê preferência sempre!

. Capriche na hidratação natural

Uma boa desintoxicação é acompanhada por muita hidratação. Por isso, evite também nesse período café e álcool, que contribuem para a desidratação. O mais indicado é aumentar o consumo de  água natural – que melhora o fluxo intestinal, tem função reguladora e inúmeros benefícios.

. Invista em alimentos com propriedades desintoxicantes

Podemos citar a couve como um dos principais alimentos desse grupo, pois é rica em substâncias anti-inflamatórias. Além disso, destacamos outros alimentos alimentos excelentes para você adotar em sua dieta detox: a spirulina, por conter antioxidantes; os probióticos tais como os iogurtes naturais e o kefir para a melhora da flora intestinal; sucos cítricos como limão, laranja, maracujá e abacaxi, ricos em antioxidantes; o gengibre, que tem uma forte ação antioxidante e anti-inflamatória; e o alho, um poderoso antioxidante.

. Aposte em folhas verdes

Quem segue a dieta detox se acostuma a colocar bastante folhas e verduras verdes. Isso é devido à clorofila presente nesses alimentos que acelera a eliminação das toxinas.

Corte os maus hábitos

Como explicado, para desintoxicar o corpo precisamos eliminar uma série de toxinas que são acumuladas ao longo da vida em nosso organismo. Além de processos naturais do corpo, existem alguns hábitos que contribuem para o aumento da concentração dessas toxinas maléficas. Se você quer levar a detox para a sua vida, adote os seguintes hábitos:

. Diminua ou elimine o consumo de bebidas alcoólicas;

. Pare de fumar;

. Converse com seu médico se você está tomando remédios com hormônios, como o anticoncepcional;

.Se você possui problemas com diabetes ou obesidade, ou ainda, teve infecções recentes ou realizou cirurgias recentes, procure ajuda profissional para diminuir os efeitos das toxinas no corpo;

. Mantenha uma rotina mais tranquila, pois o estresse também faz com que seu organismo naturalmente produza mais substâncias prejudiciais ao organismo;

Pratique atividades físicas

Além de contribuir para uma vida mais ativa e criar sensações de prazer no corpo e na mente, a dieta detox associada aos exercícios tem um efeito interessante. Quando seu corpo constrói massa muscular é produzido o ácido lático. Na dieta detox, esse ácido é eliminado de forma mais rápida, juntamente também com outras substâncias inflamatórias para o seu corpo, o que melhora o rendimento nos exercícios e auxilia sua recuperação muscular.

É sabido que nosso sistema linfático precisa de movimento para funcionar, então, ao praticar exercícios estamos contribuindo com a desintoxicação, pois esse processo ajuda a estimular nossos órgãos a produzirem hormônios benéficos para o corpo. Além disso, quem pratica atividades físicas consegue liberar toxinas de outras formas, como o suor, por meio da transpiração, e também através da respiração.

Outras terapias

Drenagem Linfática

A massagem já é conhecida como uma ótima opção para combater a retenção de líquidos no corpo. Principalmente aplicando-se as técnicas de drenagem linfática, com movimentos que ajudam a eliminar líquidos e resíduos através do sistema linfático.

Os movimentos realizados na drenagem fazem com que o sistema linfático seja estimulado a trabalhar mais rapidamente, contribuindo para a melhora da circulação sanguínea, o combate à celulite e também o relaxamento corporal.

Sauna

Além dos exercícios físicos, uma outra opção para aumentar a transpiração e, consequentemente, a eliminação de toxinas do corpo é a sauna. Essa terapia ocorre por meio de um ambiente fechado e superaquecido que promete relaxar e ativar a circulação sanguínea, além de promover a hidratação da pele e a desobstrução dos poros.

Fique atento ao final da sauna: é recomendável tomar bastante líquido após uma sessão e preste atenção se sentir algum desconforto, informando sempre a um profissional da saúde.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Como explicamos, o processo de desintoxicação do organismo tem maior sucesso ao combinar uma série de hábitos de saúde. Através da Farmácia de Manipulação é possível ter acesso a algumas formulações que contribuem para a eliminação de toxinas.

Consulte um médico ou nutricionista para entender quais compostos podem trazer maiores benefícios para você. Atualmente encontram-se diversos fitoterápicos como por exemplo a Cynara scolymus, que é um extrato seco da Alcachofra com alto poder regenerativo e de proteção às células hepáticas. Outro destaque é a spirulina, com excelente ação diurética e que melhora o funcionamento do intestino.