Nutrientes na Pele

Opções Tópicas e Orais no Envelhecimento

Este estudo de revisão teve como objetivo avaliar os efeitos de substâncias bioativas, ou seja, vitaminas, ácidos graxos, polifenóis e carotenóides nos parâmetros da pele, como elasticidade, firmeza, rugas, ressecamento senil, hidratação e cor, e para definir seu papel no processo de envelhecimento da pele.

Tópicos

VITAMINA AApós penetrar na epiderme, os retinóides atuam na liberação de fatores de transcrição e crescimento;

São responsáveis pela renovação da epiderme por meio de seu papel ativo na esfoliação das células mortas no estrato córneo e na proliferação de células vivas nas camadas epidérmicas. Além disso, a vitamina A promove a compactação do estrato córneo e deposição de GAGs no estrato córneo e espaços intercelulares na epiderme.

De acordo com um estudo, uma formulação de retinol 0,04% melhorou as propriedades físicas do envelhecimento da pele facial, incluindo propriedades de tração e contornos, após 12 semanas de tratamento.

Tópico e Oral

Chá VerdeOs polifenóis do chá verde são usados para prevenir os efeitos biológicos adversos da radiação UV, incluindo imunossupressão e fotocarcinogênese;
Pesquisadores estudaram o efeito dos polifenóis do Green tea nos sinais de fotoenvelhecimento da pele em um estudo duplo-cego e placebo-controlado em um grupo de 40 mulheres. Em metade dos indivíduos, um creme de chá verde a 10% foi aplicado associado com 300 mg de chá verde oral duas vezes ao dia, enquanto a outra metade recebeu o placebo. O exame histológico mostrou melhorias significativas no conteúdo do tecido elástico, mas nenhuma alteração significativa foi demonstrada clinicamente.

Nutrientes na Pele

Opções Orais no Envelhecimento

Ácido ortossilícico estabilizado em colina (ch-OSA)O ácido ortossilícico (OSA) estimula os fibroblastos a secretar colágeno tipo I. O silício também promove a síntese de elastina e GAGs, ajuda a preservar a elasticidade dos vasos sanguíneos e aumenta a resistência e a espessura das fibras das unhas e cabelos
Em um grupo de 50 mulheres com pele fotodanificada que utilizaram 10 mg de Si/dia por via oral por 20 semanas, foram observadas melhorias significativas nas características de superfície e propriedades mecânicas da pele, assim como um efeito positivo na fragilidade do cabelo e das unhas.

Os ácidos ômega-3 (ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA)), embora não estejam presentes na epiderme normal, seus metabólitos acumulam-se nela e tem um papel protetor, reduzindo a gravidade do eritema.
Ômega-3Em um estudo com um grupo de 15 pessoas que receberam óleo de peixe contendo 1,8 g de EPA e 1,2 g de DHA, observaram uma redução acentuada na sensibilidade eritemal UVB após seis meses de suplementação;
Os resultados indicam que os EPAs têm um efeito de filtragem de UV e sugerem que a suplementação de longo prazo pode reduzir o risco de câncer de pele em humanos.

Beta-caroteno, luteína e licopenoOs carotenóides previnem o envelhecimento, estimulam os fibroblastos a produzir colágeno e elastina, inibem a atividade das MMPs e exibem efeitos anti-inflamatórios e de filtragem de UV.
Um estudo comparou o efeito protetor eritematoso de beta-caroteno de uma fonte de algas com o de uma mistura de carotenóides (beta-caroteno, luteína e licopeno, a 8 mg/d cada). Um aumento nos níveis de carotenóides no soro e na pele foi observado após 12 semanas de suplementação em ambos os grupos, assim como uma redução comparável no eritema induzido por UV (MICHALAK; PIERZAK; KRĘCISZ; SULIGA, 2021).

Opções para Melhora das Características da Pele

Melhora das propriedades físicas da pele

Creme com Retinol
NV Retinol…………………………………..0,04%
Creme qsp……………………………………..50 g

Aplicar na pele diariamente ou conforme orientação médica.

Associação Tópica e Oral na Melhora do Tecido Elástico da Pele

Creme de Green tea
Green tea………………………………………10%
Creme qsp…………………………….50 g

Aplicar na pele diariamente ou conforme orientação médica.

Cápsulas de Green tea
Green tea………………………………….300 mg
Excipiente qsp……………………….1 Cápsula

Administrar 1 cápsula 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

Melhora das Características Mecânicas da Pele, e na Fragilidade de Cabelo e Unhas

Cápsulas de Ácido Ortossilícico Estabilizado em Colina
Nutricolin®…………………………300 a 600 mg
Excipiente qsp……………………….1 Cápsula

Administrar 1 cápsula ao dia ou conforme orientação médica.

Formulações Eficazes no Fotodano à Pele

Redução da Sensibilidade Eritemal UVB

Cápsulas de Ômega-3
Ômega-3………………………………………..1 g
Excipiente qsp……………………….1 Cápsula

Administrar 1 a 3 cápsulas ao dia ou conforme orientação médica.

Redução do Eritema Induzido por UV

Cápsulas de Carotenóides
Beta-caroteno…………………………8 mg
Luteína……………………………….8 mg
Licopeno…………………………….8 mg
Excipiente qsp……………………….1 Cápsula

Administrar 1 ao dia ou conforme orientação médica.

Prevenção do Fotoenvelhecimento Induzido pela Luz Azul e Radiação UVA

Creme com OlivAge™
OlivAge™………………………………0,5% a 1%
Creme qsp……………………………………30 g

Aplicar na face e pescoço uma vez ao dia ou conforme orientação médica.

Referências

AVOLA, R.; GRAZIANO, A. C. E.; PANNUZZO, G.; BONINA, F. et al. Hydroxytyrosol from olive fruits prevents blue-light-induced damage in human keratinocytes and fibroblasts. J Cell Physiol, 234, n. 6, p. 9065-9076, Jun 2019.

MICHALAK, M.; PIERZAK, M.; KRĘCISZ, B.; SULIGA, E. Bioactive Compounds for Skin Health: A Review. Nutrients, 13, n. 1, p. 203, 2021.