Você já ouviu falar sobre a Medicina Ayurvédica? Também conhecida pelo seu diminutivo “ayuverda”, essa terapia indiana busca encontrar a cura por meio do pleno equilíbrio da mente, corpo e espírito.

Ao passo que a Índia está em constante destaque em suas representações na mídia, no texto de hoje do blog da Formularium, vamos falar sobre a sabedoria indiana no conhecimento de plantas e essências.

Assim, descobriremos mais sobre a medicina Ayurveda a partir dos seguintes tópicos: 

  • O que é Ayurvédica?
  • Benefícios da Medicina Ayurvédica
  • Ervas da Medicina Ayurvédica e seus ativos
  • Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

O que é Medicina Ayurvédica?

A princípio, a tradução literal para Ayurveda significa “conhecimento da vida”, o sistema tradicional de cura da Índia. 

Apesar de a origem da prática datar há mais de 3.000 anos, ainda hoje a Medicina Ayurvédica continua respeitada e utilizada igualmente quanto há séculos atrás.

Em suma, essa terapia baseia-se na crença de que saúde depende da manutenção e equilíbrio entre o bem-estar do corpo, da mente e do espírito.

Logo, a Medicina Ayurveda enfatiza a prevenção da doença ao invés da cura. 

Ou seja, promover uma boa saúde e não somente combater doenças. 

Mesmo que esse conceito tenha se originado há milhares de anos e tenha se popularizado principalmente na Índia, ele está em consonância com a definição de saúde da OMS.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” 

Entretanto, a  terapia Ayurvédica é frequentemente tratada pelos defensores da medicina ocidental como uma forma de medicina alternativa.

Isso porque ela se apoia na rica herança botânica da natureza – mais de 2.000 plantas são usadas na medicina popular indiana. 

Ademais, os praticantes da Medicina Ayurvédica utilizam as plantas e ervas medicinais como parte de uma abordagem holística à saúde que incluem outros aspectos de vida saudável como:

A seguir, vamos conhecer os principais benefícios desta terapia.

Benefícios da Medicina Ayurvédica

Além do uso de plantas e ervas medicinais, a Medicina Ayurvédica parte de uma abordagem holística à saúde que incluem outros aspectos de vida saudável.

Além do uso de plantas e ervas medicinais, a Medicina Ayurvédica parte de uma abordagem holística à saúde que incluem outros aspectos de vida saudável.

Conforme explicitado anteriormente, a Ayurveda oferece diversos benefícios e terapias, uma vez que baseia-se no uso de mais de 2.000 plantas.

Portanto, as suas aplicações variam de acordo com a matéria-prima, auxiliando na manutenção e perda de peso, diminuir os níveis de colesterol ruim, limpar as toxinas do corpo e muito mais. 

Só para exemplificar, o Ginseng Indiano é indicado nos casos de estresse e ansiedade graças ao seu efeito sedativo. 

Da mesma forma, a terapia Ayurvédica auxilia na manutenção de uma vida mais leve a partir da prática de ioga, meditação e aromaterapia. 

Nesse contexto, a Ayurveda funciona em perfeita harmonia com a medicina preventiva, uma especialidade médica cujo o principal objetivo é a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Conheça algumas espécies indianas que são usadas no Brasil e como ela pode melhorar a qualidade de sua vida diária. 

Ervas da Medicina Ayurvédica e seus ativos

A Ayurveda oferece diversos benefícios e terapias, uma vez que baseia-se no uso de mais de 2.000 plantas.

A Ayurveda oferece diversos benefícios e terapias, uma vez que baseia-se no uso de mais de 2.000 plantas.

Ginseng Indiano (Ashwagandha) 

A princípio, esta planta medicinal é utilizada em diversos distúrbios físicos e mentais

Assim, o seu uso externo é indicado em casos de edema e despigmentação da pele. 

Já para o uso interno, como pó, é indicada para artrites devido ao seu poder anti-inflamatório e analgésico. 

Conforme adiantamos ali em cima, a erva também tem uma boa indicação no estresse e ansiedade, pois apresenta um efeito sedativo.

No Brasil, usa-se pfaffia paniculata ou Ginseng Brasileiro.

Bacopa Monnieri (Brahmi)

Essa erva da Medicina Ayurvédica é considerada uma “rasayana” (rejuvenescedor) para a mente.

Isso porque sua principal utilização é na área psicoemocional. Ela apresenta efeitos positivos na:

  • ansiedade;
  • insônia;
  • e promoção das funções cerebrais como memória e integridade do intelecto. 

Tribulus Terrestris (Gokshura)

Esta planta ganhou o mundo e a ciência moderna por suas ações sobre a vitalidade hormonal, a libido e a energia vital

Por isso, o Tribulus Terrestris é amplamente utilizado para aumentar as taxas de testosterona, estimular a disposição física e mental para o trabalho e para a atividade sexual, mesmo em pessoas onde essas funções se encontram muito prejudicadas.

No entanto, essa erva rasteira também possui ação antioxidante e anti-inflamatória, melhorando a imunidade e a saúde da pele e dos cabelos, por exemplo.

 

Para quem quer colher os benefícios da terapia Ayurvédica, o extrato seco ou a tintura destas plantas já está disponível no mercado brasileiro.

Assim como as ervas citadas aqui, outras plantas como Cavalinha, Espinheira Santa, Malva, Echinacea, Castanha da índia, Chapéu de couro, Salsaparrilha, Jaborandi, Camomila e tantas mais fazem parte da medicina ayurvédica.

Apesar disso, elas representam somente um dos ensinamentos que a Sabedoria Indiana traz para o nosso dia a dia. 

Afinal, a terapia Ayurvédica é uma escolha de estilo de vida e quando adotada em sua totalidade, proporciona mais bem-estar e qualidade de vida.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Acima de tudo, a Formularium recomenda uma consulta a um profissional especializado em Medicina Ayurvédica antes de usar as ervas. 

Em seguida, toda equipe da Farmácia de Manipulação Formularium está à disposição para te indicar as ervas de Medicina Ayurvédica ideal para a sua necessidade. 

Aproveite toda a sabedoria milenar do oriente para atingir equilíbrio e saúde! Clique no banner e fale com a nossa equipe via WhatsApp.

Farmácia de Manipulação Formularium