Os efeitos de alguns medicamentos na prática de exercícios físicos

A atividade física é fundamental para uma vida saudável e equilibrada. Praticar exercícios regularmente é uma indicação unânime entre médicos de todas as especialidades. Os exercícios físicos também contribuem para a perda de peso e prevenção de doenças, juntamente com uma alimentação equilibrada à base de frutas, legumes, grãos e carnes magras.

Uma questão para a qual devemos estar atentos está relacionada à ingestão de remédios antes da prática de atividades físicas, isso porque alguns medicamentos de consumo regular podem interferir nos resultados. Entre os efeitos estão desde a perda de desempenho até tonturas e mal-estar.

Confira a seguir uma relação de alguns medicamentos e seus efeitos diretos nos exercícios físicos

[box style=”2″]
Analgésicos: Medicamentos utilizados para aliviar a dor de uma região do corpo. Como inibidores da percepção da dor pelo cérebro, causam sonolência e diminuição dos batimentos cardíacos.

Analgésicos narcóticos: Também são conhecidos como opioides, esses medicamentos diminuem os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Antidepressivos: Indicados para melhorar o humor e trazer sensação de equilíbrio emocional para pessoas com depressão. Na atividade física, podem causar secura na boca e aumento da frequência cardíaca.

Anti-histamínicos:  Medicamentos para tratar alergias diversas, tais com rinite e alergias de pele. Devem ser ingeridos pelo menos duas horas antes do exercício físico para não prejudicar diretamente o reflexo.

Betabloqueadores: Indicados no tratamento de hipertensos, fazem o coração bater mais devagar durante os exercícios, fazendo com que o processo de fadiga muscular ocorra mais rapidamente.
[/box]

É importante destacar que os exercícios físicos são importantíssimos para uma boa qualidade de vida e que sua prática regular funciona como um “remédio” contra a depressão e o desgaste proporcionado pela vida moderna. Durante os exercícios, nosso organismo libera serotonina e endorfina, neurotransmissores que geram sensação de prazer e bem-estar .

Se você toma medicamentos, lembre-se de que nenhum tratamento deve ser interrompido ou modificado sem o conhecimento do médico responsável pela prescrição. Converse com seu médico e com profissionais do esporte para encontrar a melhor forma de se exercitar.