A obesidade é o aumento excessivo da quantidade de gordura acumulada no corpo e esta pode ocorrer por diversos motivos, como patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), ambiente sócio-econômico, cultural , ambiente individual e familiar.

As consequências da obesidade são: pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, doenças do coração e da circulação, doenças nas articulações. Ex: artrite, artrose, doenças do fígado, doenças no pulmão, apnéia do sono (dificuldade de respiração durante o sono), problemas psicológicos, acidentes vasculares encefálicos (derrame), alguns tipos de câncer e aumento do risco de morte prematura.

Um dos métodos utilizados para avaliar a obesidade é a medida da circunferência abdominal. Se o valor da medida da cintura for maior ou igual a 90 cm em homens e maior ou igual a 80 cm em mulheres, o risco para saúde é maior, outro método é o IMC (índice de massa corporal)  que relaciona o peso pela estatura. A partir deste valor o médico estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos associados.

[custom_table style=”1″]

IMC ( kg/m2) Grau de Risco Tipo de obesidade
18 a 24,9 Peso saudável Ausente
25 a 29,9 Moderado Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9 Alto Obesidade Grau I
35 a 39,9 Muito Alto Obesidade Grau II
40 ou mais Extremo Obesidade Grau III (“Mórbida”)

[/custom_table]

O médico irá investigar as diversas causas do distúrbio e assim passar as devidas orientações sobre o tratamento adequado. O tratamento envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações.

A reeducação alimentar é fundamental. Adote uma alimentação saudável desde a infância: evite frituras, alimentos gordurosos, cereais refinados, açúcar, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Você pode consultar uma nutricionista, ela poderá fazer uma avaliação de seus hábitos e auxiliá-lo a melhor escolher os alimentos.

Pratique atividade física regularmente e não se esqueça da orientação de um profissional de Educação Física se quiser aumentar a intensidade.

A utilização de medicamentos para controle de obesidade, deve ser usada com muito cuidado, pois somente medicos podem avaliar as corretas indicações e possíveis efeitos colaterais.

“A alimentação saudável e a atividade física são aliados fundamentais para a manutenção do peso saudável, redução do risco de doenças e melhoria da qualidade de vida”.