Durante o inverno, precisamos de cuidados adicionais para manter a proteção e a hidratação da pele. É a época indicada para a realização de tratamentos dermatológicos uma vez que é necessário evitar exposição solar.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tratamentos para a remoção de pintas, manchas, vasos e até tatuagens devem ser realizados durante o inverno. Um desses tratamentos é o peeling químico, procedimento que retira parte da superfície da pele, estimulando sua renovação.

Existem peelings superficiais, médios e profundos. Os superficiais e médios são usados para o tratamento de manchas e rugas finas, ou seja, não são muito efetivos para sulcos, rugas profundas e flacidez. Os peelings superficiais são realizados com ácido retinoico, ácido salicílico, solução de Jessner ou alfa-hidroxiácidos (como ácido glicólico, mandélico e málico, entre outros).

O ácido retinoico é muito utilizado devido à diversidade étnica no Brasil, já que  pode ser aplicado tanto em peles claras quanto escuras. A descamação ocorre de dois a quatro dias após o procedimento e tende a ser bem discreta. O ácido salicílico é indicado para pele oleosa e com acne e tornou-se uma opção interessante para o tratamento da acne, além de diminuir manchas e lesões inflamatórias. Outro tipo de ácido também utilizado é o tricloroacético.

O peeling profundo é mais agressivo, provoca a formação de crostas e demanda o uso de curativos. Sua recuperação é longa e pode levar até 30 dias. Os resultados são muito interessantes, pois ocorre uma renovação importante da pele com a diminuição de rugas profundas.

Se você pensa em se submeter a um procedimento estético neste inverno, escolha primeiramente um profissional de sua confiança, que avaliará qual tratamento é mais indicado para o seu caso. Sempre pergunte qual procedimento será realizado e seu tempo de duração e recuperação. É muito importante proteger a pele dos raios solares após o procedimento. Outra precaução que também deve ser tomada é não se submeter a um peeling logo na primeira consulta, isso porque é recomendado preparar a pele gradual e antecipadamente com cremes para a otimização dos resultados.

Com essas medidas, seus tratamentos serão um sucesso!