Assim como com os seres humanos, a saúde dos bichinhos de estimação pedem alguns cuidados e atenções diários. Separamos neste post dicas essenciais para que você saiba como cuidar do seu animal de estimação, da alimentação, à saúde bucal e higiene do seu bichinho.

Alimentação.

Um dos erros mais comuns entre os donos de pets é deixar o comedouro sempre cheio. Apesar de ser mais fácil e garantir que o seu bichinho sempre terá ração ao alcance dele, é importante ter em mente que isso colabora para o surgimento da obesidade.

Diferente dos seres humanos, eles não entendem que devem comer o que está nos potes aos poucos, dividindo seu conteúdo em diferentes refeições. Esta tarefa é do dono!

Outra dúvida muito comum é: até quando os pets podem tomar leite?

Embora seja comumente associada a alimentação de mamíferos, o alimento só deve ser oferecido enquanto os pets são filhotes. Animais adultos têm dificuldade para para digerir o alimento e podem apresentar flatulência, diarreia e vômito.

Ração versus Alimentação Natural
Seu bichinho come rápido demais?

É só ouvir o barulho da ração que seu pet corre para o potinho e come tudo de uma só vez? Se a resposta for sim, fique atento! Pets que se alimentam muito rápido podem engasgar, vomitar, além de serem mais suscetíveis a problemas digestivos, como gastrite e má digestão. Algumas dicas envolvem utilizar comedouros lentos, que são divididos em compartimentos com diversas porções de ração, de forma a diminuir a ansiedade no momento da alimentação e estimular o raciocínio do animal.

Fique de olho na saúde bucal do seu bichinho!

Mau hálito não pode ser considerado algo corriqueiro para o seu pet! Cuidar da higiene bucal dos cães e gatos, desde o nascimento é fundamental no combate à proliferação de bactérias que causam inúmeras doenças. A mais comum é o tártaro, ou cálculo dentário, que se não retirado e controlado pode até causar a perda dos dentes, além de deixar um mau hálito terrível.

A escovação é a aliada número um do combate ao tártaro. Então, para evitar este e outros problemas na saúde bucal do seu pet, inclua na sua rotina a escovação diária com escova e pasta próprias para uso animal.

Uma opção mais prática é o uso de solução antissépticas que podem ser administradas na água do seu bichinho. Mas antes converse com o seu veterinário e fique atento às instruções do rótulo do produto.

Conheça o seu animal e entenda as necessidades dele.

Cada animal e raça tem portes, pelagem e necessidades fisiológicas diferentes. Antes de escolher qual bichinho vai ser o seu companheiro pesquise tudo sobre ele para saber se você terá condições de oferecer toda a atenção que ele precisa. Por exemplo, cães devem tomar banho uma vez por semana já os gatos  apenas uma vez por mês. Dentro da sua rotina, qual se adequa mais?

Se você já tem um bichinho, preste atenção no comportamento dele, só assim você será capaz de entender quando ele está fazendo manha ou quando ele está tentando te dizer alguma coisa.

Também é importante ter em mente que, assim como os seres humanos, animais de estimação também se beneficiam de acompanhamento médico regular. Inclua um check-up do seu melhor amigo na sua listinha de prioridades e fique de olho nas datas das próximas vacinações para que ele sempre esteja protegido.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar o seu pet?

Ao manipular os remédios do seu pet em uma Farmácia de Manipulação, além de garantir que ele receberá a dose exata para o tratamento, você também pode escolher a forma de aplicação. Isso porque remédios manipulados podem ser feitos  em forma de cápsulas, pastas, gomas de colágeno, cremes, petiscos ou pós-aromatizados.

Os bichinhos também podem se beneficiar de tratamentos feitos com fitoterápicos. Além do baixo custo dos fitoterápicos, outro benefício é a diminuição dos efeitos colaterais. Mas fique atento, os fitoterápicos exigem os mesmos cuidados e acompanhamentos que os remédios alopáticos. Então, antes de ministrar as dosagens, converse com seu veterinário.