Os filmes cosméticos são usados para veicular ativos com o objetivo de melhorar a aparência da pele dos olhos, dos pés, dos lábios, entre outras regiões. É uma maneira fácil de cuidados diários com o corpo com baixo impacto ambiental.

Eye Patch

Chamado também de adesivo para olhos, hidrogel para olhos e filme para olhos.

Age disfarçando as olheiras e as bolsas ao redor e abaixo dos olhos, melhorando na aparência cansada, triste e de “ressaca”.

As olheiras não possuem causas totalmente definidas, mas são caracterizadas como depósitos de melanina, sendo a maioria dos tratamentos ineficazes, como, por exemplo, peelings químicos, laser/ luz pulsada, preenchimento com ácido hialurônico, tratamentos tópicos com clareadores, despigmentantes, antioxidantes, ácido retinoico e cisteamina.

É uma condição que piora na falta ou privação de sono e fadiga intensa, em casos de hiperpigmentação pós-inflamatória, entre outros.

Vantagens dos patches para os olhos:

  • Forma de drug delivery localizado;
  • Formato compacto;
  • Promove maior hidratação do estrato córneo através da oclusão;
  • Aumenta a absorção dos ativos;
  • Tempo de uso diário de 20 minutos.

SUGESTÕES DE USOS E ATIVOS

CausasEye PatchAtivo em Foco

Deposição dérmica de melanina (melanose dérmica)

Eye patch Clareador

Ilumiscan®

Starnew®

Hiperpigmentação pós-inflamatória secundária a dermatite de contato atópica ou alérgica

Eye patch Golden (anti-dermatite) e Eye patch clareador

Golden: Nano Delicate Skin® e Nano Up Lift

Edema periorbital (“bolsas”)

Eye patch para eye bags

CafeisomeTM

Nanolightening® C

Localização superficial da vasculatura (perda de gordura)

Wine Eye patch

Renocell®

Depressão dos sulcos nasojugal e palpebromalar

Eye patch firmador

Tens’ UpTM

Eyelift

Para a poluição

Eye patch anti-poluição

DetoxShield®

Lotuspure®

Para combate dos sinais

Green Eye patch anti sinais

Nano Delicate Skin®

Renocell®

  • Ilumiscan®: é composto por uma nanocápsula com dupla camada de peptídeos específicos, os quais agem selecionando a célula-alvo, melhorando a coloração do local.
  • Starnew®: possui ação retinol-like. É composto por saponinas, peptídeos e aminoácidos livres e minerais.
  • Nano Delicate Skin®: é um blend de ativos encapsulados em nanopartículas lipídicas, compostas por óleos de coco, linhaça, camomila e aveia. Age no aumento de permeação cutânea, incremento do sensorial e possui como multifuncionalidade a alta hidratação, uma vez que atuam na reposição lipídica e impedem a perda de água transepidermal.
  • Nano Up Lift: composto por nanopartículas de ácido hialurônico, recobertas por cadeias polissacarídicas oriundas da Acácia do Senegal. Age na diminuição da profundidade das rugas (até 40%), o aumento da hidratação (até 96%), e a firmeza e elasticidade da pele foram aumentadas significativamente (até 55%).
  • Tens’ UpTM: é uma matriz hidrocoloidal tridimensional de galactomananas, oriundas da Tara (Caesalpinia spinosa M.), que libera de maneira sequencial oligossacarídeos obtidos da raiz da Chicória (Cichorium intybus L.). Melhora marcas e sulcos nos locais aplicados.
  • Cafeisome: lipossoma contendo 10% de cafeína e 20% de niacinamida, possui ação antioxidante e age na melhora da circulação periocular.
  • Renocell®: desenvolvido a partir do citoplasma nutritivo da alga vermelha Polysiphonia elongata e da Prolina que complementa a composição como aminoácido necessário para a síntese de colágeno. Promove a renovação do colágeno, hidratação da pele, diminuição das rugas, melhora da umidade e elasticidade da pele, além de produzir efeito significativo de redensificação da derme.
  • DetoxShield®: composto por ginseng, agindo contra radicais livres; trigo e cevada, sequestradores de metais pesados e maçã, que age na proteção das membranas. Essa combinação de ativos ajuda a melhorar as manchas na pele e a proteger da poluição cotidiana.
  • Lotuspure®: composto por extratos de lótus egípcio (Nymphaea caerulea) e lótus sagrado (Nelumbo nucifera), é rico em ácido elágico e polifenóis. Age diminuindo porfirinas e lesões inflamatórias na pele.

Lip Patch

Filmes Cosméticos

São adesivos para realização de drug delivery para os lábios, com os principais objetivos de combater rugas, melhorar volume e hidratação dos mesmos.

Os lábios sofrem, ao longo do tempo, afinamento e perda do formato original com perda da gordura subcutânea, involução do vermelhão, microrrelevo com aprofundamento dos sulcos e agressões diárias através de alimentos cáusticos e ciclos de ressecamento/ umedecimento.

Usos e ativos

Lip PatchAtivo em Foco
Lip patch volumizadorNano Up Lift®
Tens’ UpTM
Nanolightening® C
Lip patch anti-rugasStarnew®
Renocell®
Nanolightening® C
Nano Delicate Skin®

Slim Patch

Filmes Cosméticos

Adesivos gelatinosos para aplicação na região abdominal com entrega sustentada de insumos farmacêuticos e/ou cosméticos para efeito local.

Vantagens

  • Fácil aplicação;
  • Possibilidade de incorporação de tratamentos em consultório;
  • Pode ser utilizado à noite (sem suor ou movimentos bruscos);
  • Forma diferenciada;
  • Pode ser utilizado diariamente.

Ativo em Foco

Drenalip® é um ativo indicado para o tratamento das celulites. Promove a eliminação da gordura localizada, redução do inchaço e melhora da circulação e fluxo sanguíneo.

Combinação de ativos que auxiliam a desinchar da barriga:

  • Astragalo (Astragalus glycyphyllos): ativador da lipólise, inibidor da adipogênese (flavonoides);
  • Brusco (Ruscus hypophyllum): ativador da circulação sanguínea (rucogenina);
  • Limão, casca (Citrus limonum): antiedematoso (naringina e hesperidina, flavonoides);
  • Vara de Oro/ Tango (Solidago canadensis): antiedematoso (rutina, flavonoide).

L-carnitina e L-tartarato atuam no transporte de ácido graxo da cadeia longa do citoplasma para o interior da mitocôndria, para sofrerem oxidação e atenuam o estresse metabólico.

Magic Square

São filmes dispersíveis faciais que dissolvem-se facilmente na palma da mão com água ou água micelar. Para uso, basta deixá-lo agir durante 30 minutos para formação de um filme, depois lavar o rosto.

A veiculação no magic square permite que, por exemplo, a vitamina C consiga ficar estável, não perdendo a potência e agir na uniformização do tom da pele, redução de rugas e linhas finas.

Ativos em Foco

Pode ser veiculado com Vitamina C e Starnew®.

Soap Film

Sabonete em lâminas/ filmes/ folhas.

Vantagens:

  • Dissolve facilmente na palma da mão, em contato com água;
  • Praticidade e portabilidade;
  • Bacteriostático.

Modo de uso

Colocar uma folha em uma das mãos, adicionar água e friccionar as mãos uma contra a contra até o produto se dissolver e gerar espuma. Lavar as mãos conforme sua preferência pessoal e enxaguar com água.

Possibilidades de uso

  • Sabonete com Cafeisome® para aplicar em regiões de gordura localizada, com esfregação.
  • Sabonetes vaginais;
  • Sabonetes esfoliantes;
  • Sabonetes para acne.

Foot Patch

Filmes Cosméticos

Tradicional das culturas orientais, a detoxificação através dos pés tem fundamento na medicina tradicional chinesa. De acordo com as práticas milenares, o corpo humano possui 360 pontos de acupuntura, sendo mais de 60 somente na sola do pé. Dessa forma, quando o sangue circula por esta região, é possibilitada a troca de toxinas: o patch absorve as toxinas dos pontos de acupressão da sola dos pés. Por ser a região mais distante da origem da circulação sanguínea, é a região que possibilita maior acúmulo de toxinas que não tenham filia por algum sistema específico.

Vantagens

  • Expulsa toxinas do corpo pelas solas dos pés;
  • Estimula o sistema circulatório;
  • Oferece a sensação de alívio;
  • Melhora a qualidade do sono à noite;
  • Elimina inchaço;
  • Melhora a imunidade e o metabolismo.

Sugestões de Fórmulas


SiliciuMax pó …………… 300 mg
Cilantrol ………………… 200 mg
DMSA ……………..….. 200 mg

Detox In…………… 500 mg
Silimarina ………… 200 mg
Extrato seco de alho ….. 250 mg

Referências

Arumugam, Watanabe. Japanese Kampo Medicines for the treatment of common diseases. 2017.

Goldberg,Fiaschetti. Ophthalmic Plast Reconstr Surg. 2006. Freitag, Cestari. J Cosm Dermatol. 2007.

Park, Kui & Kwon, Hyun & Youn, Choon & Seo, Seong & Kim, Myeong. (2018). Treatments of Infra-Orbital Dark Circles by Various Etiologies. Annals of Dermatology. 30. 522. 10.5021/ad.2018.30.5.522.

Viyoch J1, Sudedmark T, Srema W, Suwongkrua W. Development of hydrogel patch for controlled release of alpha-hydroxy acid contained in tamarind fruit pulp extract. 2005 Apr;27(2):89-99. 

Herman, Andrzej & Herman, A.P.. (2013). Caffeine’s Mechanisms of Action and Its Cosmetic Use. Skin Pharmacology and Physiology. 2013. 26. 8-14.

Telang, Pumori. (2013). Vitamin C in dermatology. Indian dermatology online journal, 2013. 4. 143-6.

Lévêque JL, Goubanova E. Influence of age on the lips and perioral skin. Dermatology. 2004.

Jaishree Sharad, Maya Vedamurthy. Aesthetic Dermatology: Current Perspectives.

Brancaccio, Alvarez. Dermatol Ther. 2004. Warner. Anesthesiology. 2010. Kydonieus, Wille. Biochemical modulation of skin reactions: transdermals, topicals, cosmetics. 1999. Morrow et al. Protaglandins. 1989.

Ghulaxe C, Verma R. A review on transdermal drug delivery system. Pharma Innov J. 2015.

Glauber A O, Andres R P. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. v. 18, n. 3 (2016).

West TB, Alster TS. Improvement of infraorbital hyperpigmentation following carbon dioxide laser resurfacing. Dermatol Surg. 1998 Jun.

Goldberg RA, McCann JD, Fiaschetti D, Ben Simon GJ. What causes eyelid bags? Analysis of 114 consecutive patients. Plast Reconstr Surg, 2005.