Associação com Resveratrol Mantém o Acúmulo Intracelular de Ácido Ascórbico

Ácido Ascórbico

Importância da Manutenção do Acúmulo Intracelular

A vitamina C (VC) é um micronutriente essencial que funciona como um importante antioxidante fisiológico em humanos e está presente em duas formas:

Ácido Ascórbico
Forma Reduzida
Transportado ativamente por meio de
transportadores de vitamina C dependentes de
sódio (SVCT1 e SVCT2)
Molécula essencial na biossíntese de
substâncias orgânicas e atua como cofator para
as enzimas hidroxilase e dioxigenase
Ácido Desidroascórbico (DHA)
Forma Oxidada
Transportado através de transportadores de glicose (GLUT1, GLUT3 e GLUT4), seguido pela redução para ácido ascórbico por meio de um processo conhecido como reciclagem de ácido ascórbico
Não pode atuar diretamente como um antioxidante ou cofator em si, mas pode ser reduzido enzimaticamente ou quimicamente em ácido ascórbico nas células

Evidências indicam que várias funções fisiológicas relacionadas ao ácido ascórbico requerem concentrações relativamente altas. Isso é apoiado pelo fato de que as concentrações de ácido ascórbico na maioria das células e órgãos (0,5–10 mM) são muito mais altas do que no plasma (≦ 60 µM). Assim, o aumento intracelular do ácido ascórbico e sua regulação são críticos para habilitar suas funções fisiológicas.

Consequências da Deficiência e Utilização de Ácido Ascórbico

  • Deficiência: pode induzir a deterioração de funções fisiológicas, o que prejudica a capacidade de manter a homeostase. Foi sugerido que diminuições fisiológicas no nível de ácido ascórbico podem aumentar o nível de espécies reativas de oxigênio (ROS) intracelular e a suscetibilidade a doenças, e essas mudanças podem acelerar a progressão do envelhecimento;
  • Suplementação: pode ajudar a atenuar o estresse oxidativo intracelular, que é significativamente aumentado nas células senescentes.

Estudo Comprova

Resveratrol Mantém o Acúmulo de Ácido L-ascórbico nos Queratinócitos

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do resveratrol na modulação de transporte de ácido L-ascórbico e no acúmulo intracelular (SAITOH; UMEZAKI; YONEKURA; NAKAWA, 2020).

Para isso, queratinócitos HaCaT
foram tratados com:

Grupo 1 

Resveratrol
+
Ácido L-ascórbico com
citocalasina B
como um inibidor de
transporte de
desidroascórbico (DHA)
Grupo 2

Resveratrol
+
Ácido L-ascórbico sem
citocalasina B

Resultados:

  • Os resultados demonstraram que o tratamento com resveratrol pode melhorar significativamente os níveis intracelulares de vitamina C após suplementação de ácido L-ascórbico ou DHA, e a vitamina C intracelular acumulada principalmente como ácido L-ascórbico;
  • A maior parte do DHA transportado intracelular foi reduzido à ácido L-ascórbico e acumulado após incorporação nas células;
  • Além disso, o resveratrol pode induzir vários genes relacionados ao transporte de ácido L-ascórbico ou DHA e à redução de DHA intracelular, incluindo transportadores de vitamina C dependentes de sódio 2 (SVCT2) e do transportador de glicose 3 (GLUT3), TXNRD2 e TXNRD3, necessários para o transporte de ácido L-ascórbico, transporte de DHA e redução/regeneração de DHA, respectivamente;
  • Além disso, o enriquecimento induzido por resveratrol dos níveis intracelulares de ácido L-ascórbico foi completamente suprimido por um inibidor de GLUT citocalasina B.

Conclusão:

Os resultados desse estudo sugerem que o resveratrol pode potencializar o acúmulo de ácido L-ascórbico intracelular por meio da ativação do transporte de DHA e redução intracelular subsequente de DHA para ácido L-ascórbico. Assim, o resveratrol pode ser útil para manter o acúmulo substancial de ácido L-ascórbico nos queratinócitos da pele.

Formulário 1

Opções Eficazes no Rejuvenescimento e Uniformização do Tom da Pele

Associação para Manutenção do Acúmulo de Ácido Ascórbico na Pele

Associação Tópica
Resveratrol2%
Nikkol VC-IP5%
Creme qsp50g

Aplicar diariamente na face ou conforme orientação médica.

Associação Oral
Resveratrol5 a 15 mg
Ácido Ascórbico120 mg
Excipiente qsp1 Cápsula

Administrar 1 cápsula ao dia ou conforme orientação médica.

Renovação Celular e Uniformização do Tom da Pele

Associação
Reproage™2 %
Ácido Kójico Dipalmitato3 %
Creme qsp50 g

Aplicar na face à noite ou conforme orientação médica.

O ácido kójico é um despigmentante que inibe a tirosinase, quelando os íons presentes nessa enzima. É menos irritante e mais suave que os demais clareadores e não causa fotossensibilização (Literatura do Fornecedor).

Pote de Creme

Formulário 2

Formulações para Melhora das Condições da Pele

Uso Noturno – Redução dos Efeitos do Envelhecimento Cutâneo

Melatonina + VC-IP + Sytenol A
Melatonina0,1 %
VC-IP5,0 %
Sytenol A0,5 %
Veículo qsp50 mL

Aplicação noturna durante 24 semanas ou conforme a orientação médica.

Uso de Antioxidantes no Clareamento Cutâneo

Cápsulas de Glutationa
Glutationa250 mg
Excipiente qsp1 Cápsula

Administrar 2 cápsulas ao dia ou conforme orientação médica.

Em um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, paralelo e de três braços avaliou-se a eficácia da suplementação de glutationa reduzida (GSH) como um agente clareador comparado à glutationa oxidada (GSSG).

Referências

GOLDBERG, D.; MRAZ‐ROBINSON, D.; GRANGER, C. Efficacy and safety of a 3‐in‐1 antiaging night facial serum containing melatonin, bakuchiol, and ascorbyl tetraisopalmitate through clinical and histological analysis. Journal of Cosmetic Dermatology, 19, 02/15 2020.

SAITOH, Y.; UMEZAKI, T.; YONEKURA, N.; NAKAWA, A. Resveratrol potentiates intracellular ascorbic acid enrichment through dehydroascorbic acid transport and/or its intracellular reduction in HaCaT cells. Mol Cell Biochem, 467, n. 1-2, p. 57-64, Apr 2020.

WESCHAWALIT, S.; THONGTHIP, S.; PHUTRAKOOL, P.; ASAWANONDA, P. Glutathione and its antiaging and antimelanogenic effects. Clin Cosmet Investig Dermatol, 10, p. 147-153, 2017.