Obesidade e Eixo Microbiota-Cérebro

Cada vez mais estudos apoiam a hipótese de que o eixo do cérebro-intestino pode afetar o controle do apetite e comportamentos relacionados no manejo da obesidade.

Já se demonstrou que suplementação com Probióticos e Prebióticos acelerou a diminuição de peso em mulheres o que foi associado com uma redução do desejo de comer em jejum.

 Notou-se também um aumento significativo da saciedade após o jantar e benefícios significativos após a suplementação no que tange ao aumento da cognição e da saciedade. 

Akkermansia muciniphila é considerada a bactéria mucolítica degradante mais abundante em um indivíduo saudável. A baixa concentração dessa espécie no intestino está relacionada à doença inflamatória intestinal, obesidade e diabetes do tipo II.

Os probióticos preparados pela Formularium são:

  • Grau farmacêutico – Allergen free –  Veganos
  • Liofilizados e estáveis dentro e fora da geladeira
  • Utilizam um excipiente especialmente desenvolvido para manter a viabilidade das cepas 

PREBIÓTICOS

Componentes alimentares não digeríveis que são substratos para os microrganismos, estimulando seletivamente a proliferação de bactérias desejáveis no intestino, equilibrando a microbiota.

Podem ser consumidos na forma de alimentos ricos em fibras ou na forma de suplementação como a fibra prebiótica purificada.

GOMA ACÁCIA ( FIBREGUM B),

PSYLLIUM, POLIDEXTROSE, INULINA,

FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS (FOS),

XILOOLIGOSACARÍDEOS (XOS), OLIGOSACARÍDEOS (GOS).

PÓS BIÓTICOS

O uso de pós-bióticos pode representar uma alternativa válida e mais segura, reduzindo o risco de translocação microbiana, infecção ou resposta inflamatória aumentada quando o indivíduo a ser tratado está imunologicamente comprometido.

Os Ácidos graxos de cadeia curta são o principal representante desta categoria. Contém seis átomos de carbono. São produzidos por meio da fermentação de carboidratos e proteínas ingeridos pela dieta, como fibras, prebióticos e probióticos, ou seja, são produtos do metabolismo.

Encontra-se no mercado magistral um derivado do butirato, o COREBIOME