O sistema imunológico, também conhecido como sistema imunitário ou imune, é responsável por combater os microrganismos invasores do nosso corpo. Também responde pela “limpeza” do organismo, retirando células mortas e proporcionando a renovação de determinadas estruturas e da memória imunológica.

As células que fazem parte do sistema imunológico são os neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos B, linfócitos T, células NK, macrófagos, mastócitos e monócitos.

O sistema imunológico também é ativo contra células alteradas que com frequência surgem no nosso organismo e que precisam ser eliminadas pois podem ocasionar tumores.
O sistema imunológico é composto por uma rede de células, tecidos e órgãos que trabalham para proteger o organismo. Essas células são os glóbulos brancos ou leucócitos, que são divididos em dois tipos básicos e se combinam para vasculhar e destruir organismos causadores de doenças.

Para reforçar o sistema imunológico, é muito importante estabelecer um estilo de vida saudável, especialmente no caso de indivíduos que sofrem de doenças crônicas ou de outras condições que afetam diretamente esse sistema.

Adote um estilo de vida saudável

Siga uma dieta saudável

Uma dieta saudável é rica em frutas, verduras e proteínas magras. Além disso, açúcar e álcool devem ser evitados.

Atenção ao sono: durma o suficiente

Tente dormir de sete a oito horas ininterruptas por noite. Dormir o suficiente evita acidentes vasculares cerebrais e ajuda a controlar o peso.

Faça exames médicos regulares

Acompanhe a sua saúde com um médico de confiança. Check-ups anuais são importantes para a prevenção de doenças.

Beba água com frequência

O ideal é beber, pelo menos, de sete a oito copos de água por dia.

Atenção à higiene pessoal

Cuidar da higiene pessoal, principalmente lavar bem as mãos, ajuda a prevenir o aparecimento de doenças e infecções.

Exercite-se regularmente

A atividade física melhora a saúde cardiovascular e reduz a probabilidade de certas doenças crônicas.

Evite o estresse

O estresse afeta diretamente a sua saúde física. Quando passa a ser crônico, pode prejudicar o sistema imunológico.

Evite bebidas alcoólicas

Procure não ingerir bebidas alcoólicas e, se beber, faça-o moderadamente.

Não fume

Fumar aumenta a possibilidade de ataque cardíaco, derrames e câncer de pulmão, além de prejudicar praticamente todos os órgãos do corpo.
Alimentos que reforçam o sistema imunológico

Frutas cítricas

Ricas em fonte de vitamina C, as frutas cítricas são um ingrediente natural que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos ricos em ômega-3

Azeite e peixes, tais como sardinha, atum, linguado arenque e salmão, são ricos em ômega-3, nutriente que evita a inflamação das artérias.

Alimentos ricos em zinco

Cereais integrais, castanhas, sementes, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) e carne são ricos em zinco, nutriente que combate gripes e outras doenças que afetam o sistema imunológico.

Alho

O alho contém alicina, princípio ativo que ajuda a melhorar a condição do sangue, prevenindo coágulos e equilibrando os níveis de colesterol.

Gengibre

Com ação bactericida, o gengibre ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo. É rico em vitamina C e B6.

Pimenta

Com betacaroteno que se transforma em vitamina A, a pimenta é um nutriente que protege o organismo contra infecções.

Vegetais verdes escuros

Couve, brócolis, espinafre e cogumelo (shimeji) são alguns dos alimentos que contêm ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Oleaginosas

Castanha, noz, amêndoa e óleos vegetais (de milho, girassol e canola) são ricos em vitamina E.

Frutas e legumes

Frutas com casca, de cores variadas e frescas, além de verduras coloridas e frescas, ricas em vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes, impulsionam a imunidade.