De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população, algum dia, vai passar por algum episódio de dor nas costas. Apesar de ser tão comum, ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Afinal, por que sentimos dor nas costas?

Neste post, vamos listar as causas mais comuns, exercícios fáceis para você proteger, fortalecer suas costas e os melhores tratamentos para este mal.

Entenda melhor como é a sua coluna vertebral

 

A nossa coluna é formada por ossos chamados vértebras. O conjunto desses ossos se divide em 4 regiões:

– cervical (pescoço), com sete vértebras;

– torácica (tronco), com doze vértebras;

– lombar (região da cintura), com cinco vértebras;

– sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas;

– cóccix (ponta final da coluna), tem de quatro a cinco vértebras, também fundidas e o sacro é a base da coluna vertebral que se articula também com a bacia.

Localizados entre as vértebras, estão os discos invertebrais. Estruturas cartilaginosas de pouca circulação sanguínea. Eles variam de tamanho, espessura e formato, ou seja, suas características variam de acordo com o segmento vertebral.

Esta costuma ser a parte mais afetada da coluna vertebral e a que tem provocado grandes prejuízos a saúde do homem moderno.

3 fatores que contribuem para as dores nas costas

Diversos fatores estão diretamente ligados ao aparecimento de dores das costas. Os mais comuns são:

  • Tabagismo:

Apesar de ser mais comumente associado aos problemas respiratórios, o cigarro é um dos grandes vilões por trás do surgimento precoce da hérnia de disco.

Isso acontece porque os compostos químicos presentes no cigarro diminuem a circulação sanguínea nos platôs do disco, evitando que os nutrientes cheguem até o local. Com isso, o disco resseca, se desgasta mais facilmente e racha.

  • Postura incorreta:

Se ficar muito tempo parado na mesma posição é ruim, permanecer longos períodos com uma postura incorreta é pior ainda.

Isso porque a coluna fica sujeita a uma pressão constante, o que acaba sobrecarregando os músculos e ligamentos das costas, resultando na sensação de dor constante.

A má postura a longo prazo também pode levar ao comprometimento do sistema nervoso periférico, que leva à sensação de formigamentos e dormências nos braços ou nas pernas.

  • Sedentarismo.

Um estilo de vida sedentário pode predispor a musculatura lombar e os ligamentos a se tornarem fracos. Com isso, qualquer atividade física tais como levantar objetos, girar rapidamente o tronco e carregar peso podem resultar no aparecimento de dor na região.

É importante frisar que dor nas costas não é uma doença, é um sintoma.

É um sinal que seu corpo envia para você de que algo não está funcionando como deveria. Ela normalmente está associada a contraturas ou espasmos, lesões nas articulações, degeneração dos discos da coluna, pinçamento dos nervos ou fraturas.

Além destas, as dores nas costas também estão ligadas a doenças como pedras nos rins, pancreatite ou infecções pulmonares. Por isso é importante que você esteja atento e, quando houver recorrência, busque auxílio médico.

Exercícios simples para evitar dores nas costas

Para os que ainda não sofrem com esse mal, alguns exercícios simples podem ajudar a cuidar da postura, fortalecer a musculatura e prevenir o aparecimento de inflamações e contusões. São eles:

  1. Alongamento.

Em pé com as pernas juntas, dobre o corpo para frente mantendo as pernas esticadas. Permanecer 30 segundos nessa posição.

2) Ponte no solo.

Com o cotovelo e a ponta dos pés apoiados no chão, mantenha-se por 30 segundos na posição contraindo sempre o abdômen.

3) Elevação Pélvica.

Deitada de barriga para cima com as mãos apoiadas no solo e os joelhos flexionados, desça e suba lentamente a pelve sem encostar o bumbum no chão. Repita o movimento por 10 vezes.

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

Como a dor nas costas pode ter diversas causas, seu tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico feito pelo médico. A partir da prescrição feita pelo especialista, a farmácia de manipulação pode desenvolver o medicamento na forma que for mais conveniente para o paciente e seu tratamento.

A Formularium atende profissionais de fisioterapia por meio da elaboração de creme e géis para massagem, manipulados com bases de fácil deslizamento e óleos essenciais terapêuticos.