Antigamente, a expectativa de vida não ultrapassava os 30 anos e, parte disso, está relacionado a falta de um tratamento de reposição hormonal. 

Após esta idade, ocorre uma progressiva diminuição da produção de hormônios no organismo.

Ao mesmo tempo, quando os hormônios entram em decadência, aparecem sintomas que afetam muito a qualidade de vida de mulheres e homens. 

Assim, a terapia de reposição hormonal (TRH) substitui os hormônios que estão em um nível mais baixo para melhorar significativamente a qualidade de vida de cada paciente. 

Nesse contexto, com o apoio de um profissional de saúde e da Formularium, é possível elaborar um plano de tratamento com dosagens e formulação exclusiva para a sua rotina.

Antes disso, no texto de hoje do nosso Informe Saúde, vamos conhecer mais sobre a reposição hormonal a partir dos seguintes pontos:

  • O que é reposição hormonal?
  • Para quem é indicada a terapia de reposição hormonal?
  • Sintomas da diminuição de hormônios no organismo 
  • Reposição hormonal natural
  • Como a Farmácia de Manipulação pode te ajudar?

O que é a reposição hormonal? 

De uma maneira geral, a reposição hormonal envolve a administração de hormônios para substituir aqueles que o corpo não produz mais.

Nesse contexto, existem três classes de hormônios que são utilizados durante o tratamento:

  1. Naturais – cuja fonte é a natureza (animal, vegetal, mineral) e que não sofrem nenhuma modificação artificial.
  2. Sintéticos – que são produzidos por meio de um processo artificial, em laboratório.
  3. Bioidênticos – ou seja, hormônios cuja estrutura molecular é idêntica à do equivalente encontrado no organismo humano.

Assim, o tratamento de reposição hormonal,  sua dosagem e sua posologia são escolhas feitas pelo médico de acordo com cada paciente. 

Você pratica o autocuidado? Confira formas de cuidar do seu bem-estar!

Para quem é indicada a terapia de reposição hormonal?

A princípio, a terapia de reposição hormonal é indicada para melhorar a qualidade de vida em mulheres e homens que estão passando pelo período do climatério.

Apesar de serem confundidos com frequência, o climatério é o período de transição do período reprodutivo e não reprodutivo.

Dessa forma, o quadro ocorre, normalmente, dois anos antes e dois anos depois de a mulher e o homem entrarem na menopausa e andropausa, respectivamente.

Além disso, a reposição hormonal feminina pode ser indicada em casos de:

  • menopausa artificial – após a remoção dos ovários ou certos tratamentos contra o câncer.
  • menopausa precoce – quando o fim da menstruação e início da menopausa ocorre antes da idade tradicional, ou seja, entre 40 e 55 anos.

Já a reposição hormonal masculina é indicada para homens que estão passando pela andropausa – diminuição da produção de testosterona – que ocasiona sintomas similares aos da menopausa nas mulheres, como falta de libido, falta de desejo sexual, falta de disposição, falta de energia.

Reposição hormonal natural

A terapia de reposição hormonal natural utiliza hormônios derivados de plantas para tratar condições hormonais.

Desse modo, o tratamento envolve o consumo de alimentos que contém fitohormônios e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa e andropausa. São eles: 

  • soja e seus derivados;
  • inhame selvagem;
  • linhaça;
  • black cohosh;
  • amora;
  • tribulus terrestris 
  • cranberries, entre outros.

Você também vai querer ler: Como se prevenir dos diversos tipos de envelhecimento?

Sintomas da diminuição de hormônios no organismo 

Conforme mencionamos no início do artigo, quando os hormônios começam a desregular, por volta dos 30 anos, já começam a aparecer os primeiros sintomas dessa diminuição.

Entre os principais destacamos: 

  • dificuldade de emagrecer;
  • facilidade de acumular gordura;
  • perda da massa óssea e muscular;
  • queda no desempenho sexual e libido;
  • alterações de humor, do sono e da cognição (memória, aprendizado, raciocínio).

Caso você sinta alguns destes sintomas, é importante consultar um médico, que avaliará seus sintomas e solicitará exames para verificar o nível dos hormônios em seu organismo.

Além disso, antes de iniciar o tratamento de reposição hormonal, o profissional de saúde pode exigir uma bateria de exames para avaliar outras possíveis causas da desregulação dos hormônios. 

Afinal, as necessidades não são as mesmas para todos. E é bom saber que para cada sintoma existe uma substância específica e uma dosagem adequada.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Sempre sob a orientação de um profissional de saúde, a farmácia de manipulação pode auxiliar você no preparo de uma fórmula personalizada.

A partir das necessidades individuais da sua reposição hormonal, a nossa equipe está à disposição para manipular o produto de acordo com a sua rotina e tratamento.  

Quer saber o que mais a farmácia de manipulação pode fazer por você? Clique abaixo e consulte a nossa equipe via WhatsApp.