Com o passar dos anos a pele passa por diversas modificações. Para a maioria das pessoas a principal preocupação é o surgimento de rugas causadas pelo envelhecimento natural e também pelo envelhecimento precoce da pele. Mas você sabia que é possível usar os nutrientes como aliados na prevenção e combate a este problema?

A ruga nada mais é do que uma das marcas do envelhecimento, causada pela redução da espessura da pele. Esse sinal surge devido ao envelhecimento  natural pele, quando há perda gradativa de colágeno. O colágeno é a principal proteína da nossa pele, responsável pela estrutura e sustentação da mesma.

Outro motivo para o surgimento de rugas por exemplo, são os movimentos repetitivos da face, como sorrir e franzir a testa, que realizamos com os músculos. A manifestação de uma ruga ocorre de maneira progressiva, sendo um primeiro estágio a “ruga dinâmica”. Esta é a ruga que só aparece quando há o movimento do músculo. Já o segundo estágio, mais profundo na pele, é a “ruga estática”, que fica visível mesmo quando os movimentos estão paralisados.

Fatores externos que podem aumentar o surgimento de rugas.

Exposição solar

A exposição ao sol é um dos maiores vilões para a pele, estima-se que 80% do envelhecimento da pele (rosto, pescoço, mãos e braços, principalmente) seja devido à radiação solar, que traz como consequência o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele.

A dica do uso de proteção solar é obrigatória para alguém que deseja evitar o surgimento de rugas e outros problemas de pele. Quando exposta à radiação solar, nossa pele sofre alterações no DNA e nas fibras de colágeno. Como resultado surgem manchas, flacidez, sardas, pele áspera, entre outros. Por isso, recomenda-se que o FPS do filtro solar seja de no mínimo 30 para rosto e outras partes de grande exposição do corpo e de FPS 15 para demais regiões. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu dermatologista.

Cigarro

Além de todos os malefícios para a saúde, o tabagismo também é um fator de grande risco para a saúde da pele, já que acelera a perda de colágeno. Esse mau hábito também diminui a oxigenação da pele, deixando-a grossa e amarelada, mais opaca e sem viço. Outro aspecto comum é que os fumantes costumam ficar com a pele em volta da boca mais enrugada, devido ao próprio ato de fumar.

Falta de hidratação

Essa é uma dica dois em um: a hidratação do corpo humano é importante tanto pelo hábito da ingestão de água durante o dia, quanto através do uso de cremes.

Quando uma pessoa não tem o hábito de consumir a quantidade de água necessária para seu organismo, ela pode ficar desidratada e isso se refletir na saúde da pele, deixando-a mais flácida e sem viço. Beber água ajuda também na eliminação de toxinas do corpo.

Já o hidratante facial ou corporal contribui para proteger a pele de diversas agressões: seja de poluição, frio, raios solares e outros. Além disso, o envelhecimento acaba ressecando a pele, pois ocorre uma diminuição das glândulas sebáceas, o que pode aumentar as chances de aparecerem alergias e coceiras.

Dieta e sedentarismo

Uma dieta com excesso de açúcares e gorduras também pode contribuir para o aumento de rugas de um indivíduo. O açúcar em grandes quantidades deixa a pele mais flácida, perdendo a elasticidade. Já a gordura, ao acumular no tecido subcutâneo de forma irregular, provoca a gordura localizada e a celulite.

O sedentarismo, por sua vez, piora o quadro de rugas e o envelhecimento precoce. Uma pessoa que pratica atividades regularmente melhora o metabolismo e a circulação sanguínea, além de combater o estresse e melhorar a qualidade do sono, fatores que podem deixar a pele mais saudável.

Além de uma dieta pobre em açúcares e gorduras, existem uma série de nutrientes que ajudam na prevenção e combate às rugas. Vamos apresentar a seguir.

5 Dicas de nutrientes que ajudam na prevenção das rugas

1) Licopeno

O licopeno é um dos nutrientes mais importantes na prevenção de rugas, pois é um antioxidante poderoso que combate os radicais livres, um dos principais elementos causadores do envelhecimento da pele.

Alimentos que contém licopeno: predominantemente alimentos com tonalidade avermelhada, tais como o tomate e a melancia.  

2) Ômega 3

Não é só para o coração que o Ômega 3 é um dos nutrientes mais importantes, ele também garante a saúde da sua pele. Essa gordura insaturada deixa a pele mais bonita, prevenindo o ressecamento

Alimentos que contém Ômega 3: Predominantemente em peixes como o atum e o salmão. É possível encontrar também em amêndoas.

3) Probióticos

Os probióticos são nutrientes que ajudam a repor as bactérias benéficas ao corpo humano, pois contêm micro-organismos vivos. Eles auxiliam na flora intestinal o que, por consequência, trazem melhorias para o aspecto da pele.

Onde encontrar probióticos: Iogurtes e leites fermentados.

4) Vitamina E

Mais um poderoso antioxidante, a Vitamina E é conhecida como uma protetora das células da pele, contribuindo para retardar o envelhecimento da pele, afastando os radicais livres.

Onde encontrar Vitamina E: nos vegetais de tom verde-escuro, como o espinafre, a  couve e o agrião, por exemplo.

5) Flavonoides

Também poderosos antioxidantes, os flavonoides agem combatendo os radicais livres e contribuem para a absorção de vitamina C pelo organismo, o que potencializa a produção de colágeno.

Onde encontrar flavonoides: uva, chá verde, frutas secas e até mesmo nos chocolates amargos.

 

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

Como ressaltamos, os suplementos com efeito antioxidante podem ajudar. Um profissional poderá indicar uma formulação personalizada para sua necessidade. A farmácia de manipulação poderá prepará-los, inclusive, na forma de chocolate, goma, shake ou em cápsulas. Para o envelhecimento, dois nutrientes têm apresentado destaque: a Coenzima Q-10, também conhecida como ubiquinona, uma substância necessária para a função celular básica e o Resveratrol conhecido como o “vinho tinto” químico.  

O resveratrol é um polifenol encontrado na casca das uvas e bagas. Alguns pesquisadores acreditam que é parcialmente responsável pelo “paradoxo francês”, em que as pessoas que bebem vinho têm menos problemas de saúde ao comer alimentos gordurosos. Pesquisas com animais mostraram que o resveratrol aumenta a longevidade de vermes, moscas da fruta e peixes.

Consulte sempre um especialista e formule seus suplementos em uma farmácia de manipulação de sua confiança.