Foi até a cozinha e esqueceu o que iria fazer? Tem dificuldade para lembrar onde você estacionou o carro? Esses pequenos esquecimentos servem de alerta para a importância que devemos dar à saúde do nosso cérebro. Por isso, vamos falar um pouco sobre como melhorar a memória no seu dia a dia.

Entendendo os tipos de memória

Para entendermos melhor como nosso cérebro processa as nossas lembranças, precisamos falar sobre os tipos de memória e como elas são armazenadas.

1- Memória Dependente do tempo

São duas as categorias de memória relacionada ao tempo:

  • Memória de curto prazo

Com um armazenamento limitado, ela restringe as informações por um período de alguns minutos para que sejam manipuladas ou armazenadas.

  • Memória de longo prazo

A memória de longo prazo pode ser declarativa (requer gasto de energia, exigindo da pessoa tempo para acessar a informação) ou memória não declarativa (aquela relacionada a atividades que fazemos “no automático”, como dirigir pelo mesmo lugar todos os dias).

2- Memória de todo dia

Este tipo de memória é o que te faz lembrar de todas as tarefas realizadas durante o dia e os afazeres do dia seguinte. Ela pode estar relacionada a duas coisas:

  • Evento: quando alguém te pede para dar um recado a outra pessoa e imediatamente, ao encontrá-la, você dá esse recado;
  • Tempo: você tem uma reunião com hora marcada, portanto o tempo (momento específico) deverá disparar uma recordação de algo para fazer.

Escrever e fazer palavras cruzadas diariamente ajudam a melhorar a memória e saúde do cérebro.

Hábitos de como melhorar a memória

Em meio a correria do dia a dia, alguns hábitos são essenciais para manter a saúde do seu corpo e do seu cérebro.

São coisas simples mas que fazem toda a diferença.

Priorize a qualidade do seu sono

Muitas pessoas subestimam a importância de uma boa noite de sono, mas ela faz toda a diferença.

Isso porque enquanto o seu corpo descansa, o seu cérebro reorganiza suas atividades, e armazena as informações que recebeu durante o dia.

Você precisa de um sono de qualidade para garantir que seu cérebro trabalhe e reorganize as estruturas de suas memórias.

Quando temos muitas noites ruins seguidamente, temos déficit de memória.

Evite o estresse 

Trânsito, contas, problemas em casa e no trabalho muitas vezes nos fazem perder a calma.

Nesses momentos é fundamental que você consiga deixar o nervosismo de lado e tente respirar fundo, ficando mais relaxado.

Quando você sobrecarrega o seu sistema nervoso, cria um ambiente desfavorável para que seu cérebro assimile e guarde as informações que precisa.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos regular aumenta a oxigenação cerebral, além proteger o seu organismo de doenças que podem comprometer a memória, como:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Alterações do colesterol;
  • Entre outras doenças que podem alterar a microcirculação cerebral.

Exercite a memória do seu cérebro

Cérebro ativo é cérebro saudável!

Então, além de investir o seu tempo em exercícios para o seu corpo, faça o mesmo para a sua cabeça.

Podem ser coisas simples, como adquirir o hábito de leitura, fazer palavras cruzadas, aprender a tocar um instrumento ou até mesmo um novo idioma!

Estudos apontam que há uma relação direta entre bilinguismo e inteligência, habilidades de memória e melhor desempenho acadêmico.

À medida que o cérebro processa informações com mais eficiência, é capaz de evitar o declínio cognitivo relacionado ao avanço da idade.

Preze por uma alimentação saudável

Sabendo escolher bem os alimentos que fazem parte da sua dieta diária, você consegue turbinar a sua memória, ganhar foco e preservar as suas lembranças.

Alguns alimentos ajudam a melhorar a memória e sua saúde. Fonte: https://www.instagram.com/pharmaciaformularium/

Peixe

Quer melhorar a sua memória? Inclua no seu cardápio peixes como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha.

Isso porque estes peixes são ricos em ômega 3, uma gordura poli-insaturada que atua na conexão entre os neurônios, facilitando a plasticidade sináptica.

Além disso, essa gordura ajuda na produção de neurotransmissores e tem ação anti-inflamatória, deixando o caminho livre para células do cérebro se regenerarem.

Chá

Chás, principalmente os verdes, estão entre os principais ingredientes que possuem funções neuroprotetoras.

Outra erva muito utilizada é a Centella Asiática: nativa do sudeste asiático, Austrália e Índia, ela é conhecida por aumentar a circulação sanguínea e estimular a memória.

Mais especificamente, esta é uma erva adaptogênica, o que significa que ela ajuda o seu corpo a se adaptar a situações do dia-a-dia que geram estresse.

Ovo

Um dos alimentos mais importante e injustiçados é o ovo!

Rico em proteínas, com destaque para a albumina, possui preciosidades como a luteína (pigmento que pertence ao grupo dos carotenóides, excelente no combate ao declínio cognitivo).

A gema do ovo, por sua vez, é rica em colina, uma das vitaminas do complexo B famosa por auxiliar na consolidação da memória.

Chocolate amargo

Chocolates mais amargos, ricos em cacau, ajudam a promover a circulação sanguínea e possuem ação antioxidante.

Além disso, o chocolate amargo possui substâncias como teobromina, cafeína, teofilina e alcalóides purínicos, que podem atuar como estimulantes no sistema nervoso.

quando perceber algumas falhas na memória, procure orientação médica para o melhor tratamento e conhecimento.

Quando perceber algumas falhas na memória, procure orientação médica para o melhor tratamento e conhecimento.

Quando buscar ajuda?

Se os episódios de perda de memória estão interferindo na sua qualidade de vida, são constantes e pioram a cada ocorrência, agende uma consulta médica para determinar a causa e o melhor tratamento.

Alguma perda de memória pode ser decorrente de condições benignas associadas ao envelhecimento natural e saudável.

Nos casos desses lapsos de memória não impedirem a pessoa de viver uma vida plena e produtiva, não é necessário preocupação.

No entanto, quando esses esquecimentos aumentam, ficam recorrentes e começam interferir na sua vida, é hora de procurar orientação médica.

Existem algumas doenças relacionadas à perda de memória, sendo as principais:

A quem se engane de achar que a perda de memória ocorre só em pessoas mais velhas.

Existem muitos casos de jovens sofrerem com falha na memória por conta de estresse ou doenças. Por isso, fique atento e na dúvida sempre busque ajuda profissional!

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

O tratamento para a perda de memória depende muito da sua causa.

Por exemplo, se os episódios forem efeito colateral de alguma medicação, ela pode ser suspensa com orientação médica. 

Se a perda de memória for causada por deficiência de algum nutriente, suplementos nutricionais podem ser úteis.

Em adultos saudáveis com níveis de Vitamina D3 <75 nmol/L, a administração de altas doses de vitamina D3 (4.000 UI diariamente) se mostrou importante para o funcionamento cognitivo de alto nível, especificamente na memória não verbal.

Cápsulas de alecrim também podem ser tonificantes da memória.

De acordo com um estudo, a administração de alecrim em estudantes com 20 a 25 anos de idade pode ser usado para aumentar a memória prospectiva e retrospectiva, reduzir a ansiedade, a depressão e melhorar a qualidade do sono.

Aqui na Formularium você encontra os Florais de Bach para concentração e memória.

Estas essências são indicadas para pessoas que vão fazer provas, testes ou que vão passar por situações que exijam coragem, segurança, autocontrole, concentração e tranquilidade. 

manipulação de medicamentos

A Formularium realiza manipulação de medicamentos, tais como os que ajudam na memória, com qualidade e profissionalismo.