O colesterol é uma substância produzida por nosso organismo, essencial para a nossa sobrevivência, mas que em excesso, pode provocar uma série de problemas para a saúde. O popular “colesterol alto” é um dos vilões modernos da saúde, capaz até mesmo de causar infartos e AVC.  

No Brasil, aproximadamente 30% da população possui colesterol alto, de acordo com o Ministério da Saúde. Entenda mais a seguir sobre como controlar o colesterol e evitar que ele seja um problema para você e para a sua família, logicamente sempre com a ajuda de seu cardiologista de confiança.

Entenda o que é o colesterol

Como explicamos, o colesterol é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano, um composto químico sintetizado pelo fígado, que faz parte da membrana de nossas células. Outra forma de obter colesterol é através da alimentação. Essa substância aparece em forma de gordura e não se mistura ao sangue, deslocando-se em nosso organismo com proteínas, formando as lipoproteínas.

Existem três tipos de lipoproteínas que circulam em nosso corpo: HDL, VLDL e o LDL.

Tipos de colesterol

LDL

O LDL é um dos responsáveis por problemas mais sérios no organismo. Em excesso ele se aloja nas paredes das artérias, formando placas de gordura, o que causa uma série de doenças, como a aterosclerose, por exemplo.

E, quanto maior a quantidade de LDL, mais altos são os riscos da pessoa sofrer com doenças cardiovasculares. Isso porque com o LDL em níveis altos, a passagem do sangue fica mais difícil, podendo levar a pessoa a sofrer um ataque cardíaco.

VLDL

Podemos definir o VLDL como um colesterol mais próximo ao LDL, também considerado um colesterol ruim. O VLDL transporta triglicerídeos, outro tipo de gordura, na corrente sanguínea.  

HDL

Esse é o tipo de colesterol conhecido popularmente como “colesterol bom”. Ele atua limpando as artérias, ou seja, quanto maior o nível de HDL, menor o risco de doenças cardiovasculares.

Como prevenir o colesterol alto

Quando dizemos que uma pessoa possui colesterol alto, significa que a soma dos três tipos de colesterol estão acima da média indicada pelos profissionais da saúde.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou suas “Diretrizes de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose”. No documento,  a SBC trouxe recomendações que seguem a tendência de consensos realizados nos EUA e Europa a respeito dos níveis de colesterol e triglicérides.

Veja na tabela a seguir a quantidade saudável indicada para cada tipo:

Níveis saudáveis de colesterol

*Sobre os níveis para o LDL: Indivíduos que possuem risco cardíaco deverão se consultar com um profissional da saúde para verificar valores adequados.

Dicas para prevenir ou controlar o colesterol alto

Existem uma série de dicas e hábitos regulares que você pode começar a incorporar na sua rotina para prevenir o colesterol alto, ou até mesmo diminuir os níveis de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Para aumentar o HDL, o colesterol bom, é indicado realizar uma dieta visando o emagrecimento e uma rotina de alimentação pobre em gorduras e carboidratos. Além disso, é recomendável adotar exercícios físicos regularmente e outros hábitos de vida saudáveis, como parar de fumar e evitar uma rotina de vida estressante.

Já o colesterol ruim, LDL, a dieta deve ser pobre em açúcares e gordura, além de atividades físicas por pelo menos três dias na semana. Basicamente, a pessoa deve optar por uma alimentação que priorize frutas, legumes e carnes magras. Em alguns casos, o médico poderá indicar também o uso de medicamentos para controle de colesterol.

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

Um dos melhores compostos para controlar o colesterol alto é o ômega 3. Este óleo é um grande aliado da sua saúde, pois é rico em polifenois, ácido linoleico e fitoesterois, poderosos agentes para a sua saúde e que comprovadamente atuam auxiliando no tratamento do colesterol alto. Tal substância ajuda na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, bem como no controle da pressão arterial.

É recomendável o uso de suplementos com ômega 3, já que essa gordura não é produzida pelo corpo humano. Uma outra forma de consumir ômega 3 é por meio de alimentos como peixes de água fria e óleo de linhaça. Além de contribuir para a saúde cardiovascular do indivíduo, o ômega 3 possui outros benefícios como ação antiinflamatória, fortalecimento do sistema imunológico e também possui efeito anti-trombótico. Lembrando novamente, conte com a orientação de seu cardiologista.