A busca por uma alimentação saudável é o objetivo de muitas pessoas. E, ao longo desta jornada de descoberta, muitas dúvidas surgem. Neste post, vamos abordar um pouco sobre o que são alimentos orgânicos, o que os diferencia dos alimentos convencionais e quais benefícios eles trazem para a sua saúde.

Alimento orgânico é aquele que é produzido através da agricultura orgânica. Ou seja, através de um processo de produção que não utiliza fertilizantes artificiais, pesticidas ou adubo químico.

Seu cultivo tem como objetivo promover soluções social e ambientalmente sustentáveis. Seja através do uso de adubo orgânico, do sistema de rotação de terrenos ou do controle natural de pragas.

Ao contrário do que muitos acreditam, os produtos orgânicos não se restringem a frutas, legumes e verduras. Podemos citar como exemplo o arroz, o feijão, vinho, mel, cacau e até mesmo chocolate!

Na pecuária orgânica, as principais prioridades são a saúde dos seres humanos, bem como a dos animais que serão abatidos para alimentação.

Nesse sistema de produção orgânica, os animais são criados em espaços abertos, sem a aplicação de hormônios, anabolizantes e antibióticos nos animais. Substâncias que, na pecuária tradicional, são usadas para o aprimoramento do animal e acabam indo parar no nosso organismo quando consumimos seus derivados.

Quais são os seus benefícios para a saúde?

  • Por não utilizar venenos, agrotóxicos e outras substâncias, ao consumir produtos orgânicos você está menos propenso a ter  crises alérgicas e respiratórias, distúrbios hormonais, sobrepeso, problemas neurológicos e até mesmo câncer.
  • Alimentos orgânicos têm maior valor nutricional. Sua concentração de nutrientes chega a ser 20 vezes maior que a observada em alimentos comuns.
  • Frutas e legumes orgânicos podem ter até 40% mais antioxidantes (que agem impedindo que os radicais livres “oxidem”, ou seja, lesionem ou matem nossas células) do que as plantas convencionais.
  • Os alimentos são mais saborosos, pois não sofreram alterações causadas produtos químicos.

Como identificar alimentos orgânicos?

Para ser considerado um alimento orgânico, ele deve atender a uma série de exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Inmetro.

Dentre elas, podemos citar  o estado do solo em que foi feito o plantio; o processo de adubação e as mudas escolhidas.

Os alimentos que atendem a todos os critérios são identificados por um selo afixado ou impresso na embalagem do produto.

Alimentos Orgânicos

Para a tranquilidade dos consumidores de produtos orgânicos, temos a garantia de que, os produtores que descumprirem as regras previstas na lei nº 10.831 estão sujeitos a uma multa de até 1 milhão de reais, suspensão da comercialização do produto e suspensão de licença.

Por que alimentos orgânicos são mais caros?

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos consumidores que buscam esse alimento é o preço. Isso acontece porque os custos de produção dos produtos orgânicos ainda são muito elevados se comparados aos de produção tradicional.

Porém, é importante acrescentarmos que este tipo de agricultura vem crescendo muito no Brasil. Atualmente, o país conta com 11,5 mil unidades de produção controladas ligadas ao sistema de agricultura orgânica, que incluem propriedades rurais e estabelecimentos de processamento orgânicos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, 70% deste montante pertence a agricultores familiares. Cerca de 4% do consumo mundial é de produtos orgânicos de origem brasileira.

Uma alternativa para escapar dos preços elevados é você mesmo produzir o seu próprio alimento, seja em seu apartamento, casa, fazenda, sítio, ou onde preferir.

É muito mais simples do que as pessoas imaginam. Você pode começar aos poucos, plantando os alimentos que mais lhe interessa.

Qual a diferença entre alimentos orgânicos e transgênicos?

A diferença é muito grande. Alimentos transgênicos são sementes geneticamente modificadas para promover alguma facilidade no cultivo, como, por exemplo, serem menos suscetíveis a pragas.

Apesar de serem mais resistentes por terem genes de outros organismos em sua composição, alimentos transgênicos não podem ser considerados orgânicos e seus efeitos na saúde humana ainda são pouco conhecidos.

Qual a diferença entre alimentos orgânicos e convencionais?

Já os alimentos convencionais são os que provêm do sistema de produção que usa matérias-primas e tecnologias agrícolas.

Eles são produzidos com o uso de adubos químicos e agrotóxicos legalizados, que se utilizados em excesso, podem gerar contaminação e erosão do solo, contaminação dos rios e em águas subterrâneas, causar perda na diversidade genética, poluição do meio ambiente e malefícios à saúde humana.

Atualmente, o Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo. Nos últimos 30 anos, o uso indiscriminado de fertilizantes aumentou em 500%. Cerca de ⅓ dos vegetais que o brasileiro mais consome apresentam resíduos de agrotóxicos acima dos níveis aceitáveis.

Por isso é muito importante lavar os alimentos com bastante água corrente. Os cuidados com a higiene de verduras, legumes e frutas devem ser parte da rotina de toda família.

Como a Farmácia de Manipulação Pode te Ajudar?

Na Formularium você encontra ativos, fitoterápicos e dermocosméticos orgânicos com selos internacionais Ecocert, Vegan e FDA Gras. Nossos filtros solares, por exemplo, são produzidos com ceras de oliva, que além de serem orgânicas, atuam como antioxidante, potencializando o efeito protetor do DNA das células da pele.

A Moringa oleífera é outro exemplo de extrato seco orgânico para uso em cápsulas. É considerada um super alimento com atividade anti-inflamatória e antioxidante. A Moringa oleifera é uma planta que apresenta elevado valor nutricional e antioxidante como vitaminas, E ,A e C, minerais (cálcio, fósforo, potássio, enxofre, zinco, cobre, manganês, ferro, selênio ), proteínas, fibras, lisina, taninos, celulose, polifenóis e quercetina. Fortalece o sistema imune e tem potencial uso como hipoglicemiante e hipocolesterêmico

Quer saber mais sobre os benefícios do uso de produtos com princípios ativos orgânicos? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários!