A Aromaterapia é a aplicação terapêutica dos Óleos Essenciais, (extraídos de folhas, frutos ou raízes) através de banhos, massagens, compressas ou difusão no ambiente. Utilizando veículos neutros para diluí-los tais como: óleos vegetais, água ou álcool de cereais, preservando-se assim as propriedades químicas e a atuação físico-química no organismo humano, combinados com a atuação olfativa.

Um cheiro agradável pode restaurar as energias e desencadear a liberação de substâncias como a serotonina ou a dopamina, que amenizam os efeitos do estresse, da depressão, e do cansaço do dia-a-dia, tratando assim do equilíbrio físico, mental e espiritual.

Um aroma diferente no ar, seja de flores, ervas ou frutas, pode fazer a diferença na hora de receber os amigos ou simplesmente aproveitar para relaxar. Basta investir em gotinhas de essências ou óleos.

Na natureza encontram-se mais de 400 óleos diferentes e cada um atua em uma área específica. Os óleos são retirados diretamente das plantas, enquanto as essências são obtidas da combinação de óleos essenciais elaboradas pelo perfumista.

Antes de saber quais são as propriedades de cada aroma, a primeira dica é encontrar a fragrância que mais lhe agrade. É importante sentir, testar os diferentes aromas. Eles têm a ver com a nossa memória olfativa, remetem a momentos especiais. Em seguida, escolha um difusor que combine com o estilo do ambiente. Ele será o responsável por aquecer a essência ou óleo para que ela evapore e espalhe o cheiro pelo ar.

Terapia dos Cheiros

Finalidade Essências
Depressão Aromas cítricos, como laranja e tangerina.
Para receber os amigos A mistura de gerânio, patchouli e limão tahiti cria um clima aconchegante.
Estimulantes Eucalipto, lemon grass e hortelã-pimenta.
Tensão pré-menstrual Gerânio, grape fruit, lavanda e sálvia.
Insônia Lavanda.
Estresse Patchouli, lavanda e laranja.