Como tratar as alergias?

A alergia é uma condição em que o sistema imunológico reage a uma substância estranha. Elas podem aparecer como rinite alérgica, alergias alimentares, dermatite atópica ou asma alérgica. 

O que é alergia e seus tipos

Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada do corpo, que se desenvolve após a exposição de uma determinada substância estranha ao nosso organismo e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Uma reação alérgica acontece quando as proteínas do sistema imune identificam erroneamente uma substância inofensiva, como o pólen, por exemplo, como um invasor. Em uma tentativa de proteger seu corpo desta substância, os anticorpos se unem ao alergênico.

As substâncias químicas liberadas pelo sistema imune conduzem aos sinais e sintomas da alergia, tais como congestão nasal, coceira nos olhos ou reações na pele. Para algumas pessoas, esta mesma reação também afeta pulmões e vias respiratórias, o que leva aos sintomas de asma.

Os principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade podem ser: ácaros e baratas, mofo (fungos), epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães),  esporos de fungos e pólens de flores, alimentos e medicamentos. Veja os tipos mais comuns de alergias e suas reações:

13

Sintomas da Alergia

Em geral, a alergia causa sintomas fortes como coceira, vermelhidão na pele, inchaço na boca e falta de ar, enquanto a intolerância alimentar provoca sintomas menos graves, como dor de barriga e diarreia. Dependendo do local e da substância que provocou a alergia, os sintomas podem variar, tornando mais difícil identificar a sua causa. Veja o que acontece nos pulmões quando um alérgico é exposto a algum agente:

asma-500x325-500x325

Foto:Reprodução

Dermatite de contato

A dermatite de contato é a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorrem mais comumente nas mãos, braços e face.

Também pode ser provocada pela exposição a um determinado material ao qual a pessoa seja hipersensível ou alérgica, como: fragrância, cosméticos. O ressecamento da pele pelo frio, a idade ou o uso roupas mais quentes, de lã, pode aparecer algum tipo de sensibilização. A aplicação de cremes hidratantes nas peles secas aumenta sua resistência.

Alergia x Gripe

A gripe é causada por um vírus que se espalha pelo ar principalmente por gotículas de saliva quando as pessoas tossem, espirram ou falam. Ela pode ser leve ou muito grave.  As pessoas com a gripe podem ter febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça e cansaço extremo.  Alguns dos sintomas, como coriza e tosse, são comuns tanto a alergias quanto a gripe. É importante saber a diferença para que você possa buscar o tratamento adequado.

Veja como comparar os sintomas de alergias e gripes:

16

Prevenção e Tratamento da Alergia

Para prevenção de alergias respiratórias, deve-se evitar permanecer por muito tempo em locais mal ventilados, não fumar, evitar ambientes com cheiros fortes, ficar longe do mofo e, em caso de repetição frequente, procurar tratamento preventivo prescrito por um médico otorrinolaringologista.  Para prevenção das dermatites, devem-se utilizar cremes protetores do tipo barreira, utilizar sabonetes neutros e evitar banhos longos e muito quentes.

É importante procurar um médico especialista, que irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença. Somente um médico ou farmacêutico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.