Irritação, ansiedade, tensão nervosa, vontade incontrolável por doces. Estes são sintomas comuns que caracterizam a famosa tensão pré-menstrual.

Até aqui nenhuma novidade para mulheres que sofrem com a TPM todo mês.

A boa notícia é que estudos revelaram determinados nutrientes que podem atenuar, ou até mesmo eliminar, os incômodos da tensão pré-menstrual.

A TPM é classificada como uma síndrome, já que é um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (próximo à menstruação) e está dividida em quatro tipos: TPM A, C, H e D.

Na TPM tipo A, as mulheres se sentem ansiosas, irritadas e tensas, podendo até ser agressivas. É o tipo mais freqüente. O tipo C caracteriza-se pelo aumento de apetite (com predomínio da vontade de comer chocolate), fadiga, dor de cabeça e palpitações. Já o aumento súbito de peso, de dois a três quilos, aumento das mamas, dor e distensão abdominal, são sintomas do tipo H. O tipo D é o menos freqüente e os sintomas predominantes são depressão, choro, sonolência ou insônia, e confusão mental. Recentemente muito se descobriu sobre esta condição. Tratamentos e mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir e controlar os sintomas. Como cada mulher é diferente, nenhum tratamento acaba com todos os sintomas da TPM em todas as mulheres. Indicação de dieta e Estilo de Vida:

  • Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates,
  • em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça e depressão.
  • Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água.
  • Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor.
  • Além disso, libera as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar.
  • Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.
  • Ioga e meditação. Ajudam diminuindo ansiedade e a depressão.

Suplementos que podem ajudar:

Vitamina B6: Uma análise de alguns experimentos mostrou que a vitamina B6 é mais de duas vezes eficaz que o placebo na redução dos sintomas da TPM.

Cálcio: Mulheres que consomem mais cálcio são menos propensas a sofrer de TPM severa.

GLA / Óleo de Prímula: Estudos mostram que mulheres que sofrem com TPM tem um problema na conversão de ácido linoleico (uma ácido grado essencial) em ácido gama linoleico (GLA). Como a deficiência de GLA parece ser uma das causas da TPM, pesquisadores afirmam que a suplementação com GLA ou óleo de prímula (muito rico em GLA) pode reduzir de forma significativa os sintomas da TPM. Magnésio: Mulheres com TPM tem uma tendência maior de serem deficientes de magnésio.

Ginkgo Biloba: Extrato de ginkgo biloba, quando tomado diariamente desde o 16° de um ciclo menstrual até o 5° do próximo ciclo menstrual, alivia os sintomas congestivos e psicológicos da TPM.

Proteína de Soja: Estudos mostram que a soja é uma grande aliada da saúde menstrual por alterar favoravelmente os níveis de estrogênio.

Isoflavonas Isoladas: Esta é uma forma de obter as isoflavonas isoladamente (sem proteínas ou outros nutrientes). As isoflavonas desempenham um papel importante no alívio dos sintomas da TPM.

Cimicifuga: O fitoterápico cimicifuga é amplamente usado na Alemanha por mulheres com TPM. Seu uso no mundo se popularizou em mulheres na menopausa, mas também é muito usado por mulheres com TPM como antiespasmódico e anti-câimbras.

Vitamina E: Embora mulheres com TPM não pareçam ser deficientes em vitamin E, um estudo mostrou que 300 IU de vitamina E por dia podem diminuir os sintomas da TPM.

Multivitaminicos: Diversos estudos com mutlivitaminicos (complexos de vitaminas e minerais) mostraram a capacidade destes em reduzir os sintomas da TPM.