De maneira geral, as olheiras e bolsas nos olhos são associadas com a falta de sono. Saiba mais sobre suas causas e como minimizá-las.

Sentir um cansaço intenso já é desagradável, acompanhado de olheiras então, torna-se algo extremamente inconveniente.

Essas áreas escuras sob os olhos são muitas vezes consideradas consequência da falta de descanso e sono. A insônia, porém, não é a única culpada.

As olheiras também aparecem devido a(o):

  • Causas genéticas
  • Avanço da idade
  • Alergias sazonais

Se você está com um ‘olhar cansado’, confira a seguir algumas formas de minimizá-lo:

Horas insuficientes de sono: A insônia ou poucas horas de sono levam a uma manifestação mais proeminente das olheiras. Isso acontece devido à dilatação dos vasos sanguíneos sob a pele fina dos olhos, o que gera uma tonalidade um pouco mais escura. Algumas vezes, o cansaço também pode fazer com essa área do rosto pareça inchada, o que chamamos de bolsas nos olhos.

Tratamento: Aplicação de compressa de chá gelado sob os olhos por alguns minutos. O tipo de chá é o que menos importa, pois é o ácido tânico das folhas que incentiva a retração dos fluidos, responsável pelo encolhimento dos vasos sanguíneos. Outra sugestão seria dormir um pouco mais (talvez a dica mais complicada, pois sabemos como são as demandas da vida moderna). Embora a quantidade certa de sono seja diferente de uma pessoa para a outra, os adultos necessitam, em média, de 7 a 9 horas de sono por noite e os mais jovens, por volta de 10 a 12 horas.

Pigmentação: Pessoas com pele mais escura tendem a ter olheiras mais proeminentes devido à maior quantidade de melanina presente na pele. Para solucionar esse problema, existem tratamentos tópicos que podem minimizar o seu aparecimento. Há também cremes para os olhos contendo partículas reflexivas que camuflam a cor escura. As olheiras causadas por pigmentação podem ser tratadas com o uso de cremes com ativos como a hidroquinona, ácido kójico e alpha arbutin, entre outros agentes de clareamento da pele.

Má alimentação: Manter hábitos alimentares saudáveis e beber bastante água são fatores essenciais para melhorar a aparência. A deficiência de proteína e a desidratação refletem diretamente nos olhos. Existem cremes que também podem ajudar a nutrir essa região, sempre acompanhados de uma boa alimentação. Para se manterem adequadamente hidratados, os adultos necessitam, em média, de 8 a 12 copos de água por dia (cerca de 1,6 a 2,4 litros).

Envelhecimento: Conforme envelhecemos, perdermos o volume facial, o que pode causar sombras e criar a ilusão de áreas escuras sob os olhos. Perdemos também gordura nas bochechas, o que gera depressões nessa área do rosto. Nesse caso, as olheiras podem ser tratadas com substâncias de preenchimento por via dérmica, injetadas em pontos definidos por um profissional, procedimento que só deve ser feito em um consultório médico. Se você decidir por essa solução, procure um especialista em cirurgia plástica ou dermatologia.

Compreender a origem das olheiras e bolsas nos olhos é o primeiro passo para avaliar o tratamento mais assertivo e voltar a se sentir bem.