A vitamina D é muito importante, porém “esquecida” e pouco valorizada. No entanto, estudos recentes, vêm provar cada vez mais, o importantíssimo papel que a vitamina D desempenha no nosso organismo.

Os benefícios da Vitamina D:

Essa tal vitamina ajuda a aumentar a força dos ossos prevenindo fraturas, colabora no desempenho de músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia. A vitamina também é importante no combate ao stress, na síntese da melanina e na diferenciação das células da pele e sangue.

Porém, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo apresentam níveis baixos de vitamina D1. Em nosso país 99,3% da população ingerem a vitamina em níveis abaixo dos recomendados.

A vitamina D aumenta a sua esperança de vida:

A Vitamina D em forma de suplemento reduz o risco de mortalidade em 7%, a dose efetiva para se obter este efeito, está entre 300 e 800 UI de Vitamina D por dia.

Seja através do sol, de alimentos, como o leite, que pode ser fortificado com vitamina D, ou de suplementos, pois é importantíssimo obter a quantidade necessária.

A vitamina D diminui as probabilidades de sofrer um ataque cardíaco e outras complicações cardiovasculares:Indivíduos com níveis baixos de vitamina D no sangue tem um risco 2,24 vezes maior de morrer do que indivíduos com níveis normais/altos de vitamina D.

A Vitamina D exerce um efeito protetor sobre o Coração e Sistema Vascular.

A vitamina D aumenta a força e coordenação muscular em indivíduos acima dos 70 anos:

Com a ingestão de vitamina D, em seus níveis corretos foi constatado que os idosos tem uma mobilidade maior, e uma melhora considerável no equilíbrio.

Os benefícios de ingerir Vitamina D são mais efetivos, do que fazer uso somente de cálcio.

A deficiência de Vitamina D é comum em crianças:

Especialistas alertam há anos para as conseqüências da carência de vitamina D no organismo, a qual pode conduzir a doenças como neoplasias, diabetes, doenças imunológicas, inflamatórias intestinais, cardiovasculares, periondontais, asma, psoríase, além de patologias ósseas.

Principais fontes na natureza.

Além da exposição solar que é fundamental para absorção da vitamina D no organismo. As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes da água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda. Os ovos, a carne, o leite, e a manteiga também contém pequenas quantidades. As plantas são fontes fracas e a fruta e os frutos secos não tem qualquer vitamina D. A quantidade de vitamina D no leite humano é insuficiente para cobrir as necessidades infantis.